Primeira viagem desconfinamento — Alentejo

Depois de vários meses de isolamento social e teletrabalho, não sabíamos quando iríamos voltar a fazer uma vida “normal” e a viajar. Quando foi autorizado decidimos fazer uma viagem desconfinamento.

Depois de começar o desconfinamento ficamos a pensar em fazer uma viagem, mas devido à situação do virus optamos por alto diferente do nosso habitual.

Desmarcações devido ao Vírus

Tínhamos uma viagem marcada com amigos para a mesma altura, mas devido ao covid foi desmarcada.

Felizmente conseguimos cancelar o alojamento e seguro com a devolução dos valores já pagos. Para os voos, tivemos acesso a vouchers, no caso de voos que tínhamos pela TAP tivemos majoração do valor.

Fizemos a reserva através da Traventia e só podemos recomendar. Foram muito atenciosos na resolução da situação, falamos tanto por e-mail, como por telefone. Esclareceram-nos todas as nossas dúvidas e trataram dos vouchers junto das companhias aéreas.

Nas alturas complicadas, é que se percebe como é que as agências de viagens funcionam, e fiquei como muito boa opinião da Traventia. Sem dúvida que vou voltar a utilizar a Traventia para efetuar reservas.

Primeira viagem depois desconfinamento

Para o início de desconfinamento, optamos por espaços mais pequenos, com menos pessoas e ao ar livre.

Primeira viagem desconfinamento — Alentejo

A primeira ação desconfinamento foi visitar a família, que já não visitávamos a quase 3 meses. Depois fizemos pequenos passeios a beira-mar, optando por locais com menos pessoas.

Em junho fomos uma semana de férias, mas não da forma que tínhamos planeado. Devido à situação que vivemos optamos por uma opção de viagem diferente.

Casa com piscina privada

Foram umas férias diferentes, por vários motivos, fomos com amigos para uma casa de campo, com piscina privativa.

Já tínhamos ficado em aparthotel e aldeamentos turísticos, mas nunca numa casa privativa.

Procuramos as casas no AirBnB, Holidu e no Booking. Pensei que fosse a oportunidade de experimentar o AirBnB, mas como sou Genius no Booking ficou mais barato, reservamos pelo Booking.

Primeira viagem desconfinamento — Alentejo piscina casa das silveirinhas

Monte das Silveirinhas

Escolhemos uma propriedade no interior do Alentejo, o Monte das Silveirinhas. Ficava numa aldeia a 10 minutos do Cercal.

A propriedade tinha 4 quartos, 3 no rés do chão e 1 no primeiro andar, dois dos quais eram suites e mais uma casa de banho extra.

Dispunha de uma sala, com zona de estar e uma mesa de jantar grande e uma cozinha completamente equipada.

Primeira viagem desconfinamento — Alentejo cozinha monte das silveirinhas

Na zona exterior, encontra-se a piscina, grelhador, mesas de refeição, sofá e uma cama de rede.

Trata-se de uma típica casa de campo alentejana, pintada de branco e azul, com muitos motivos decorativos.

É ideal para umas férias longe da confusão, pois fica numa zona isolada, apenas tem uma pequena aldeia próximo, onde existem alguns cafés.

O melhor da casa

O que mais gostamos foi da privacidade, de podermos estar a nossa vontade. Ter uma piscina e espaço envolvente só para nós é muito bom.

Primeira viagem desconfinamento — Alentejo casa alentejana

Gostamos da churrasqueira, comer grelhados a carvão no verão sabe muito bem.

A casa estava muito bem decorada com motivos rurais e pintada com azul e branco.

Tinhamos estacionamento privativo na propriedade com sombra.

Primeira viagem desconfinamento — Alentejo churasqueira

O pior da casa

As camas eram muito duras, dormi numa cama tão desconfortável, e nas férias uma coisa importante é dormir bem.

Os chuveiros não eram confortáveis, devido ao chão de cimento, altura e pressão da água.

Primeira viagem desconfinamento — Alentejo quarto

A piscina precisava de arranjos, uma vez que era de tela, e a mesma estava a descolar.

Nos quartos e casas de banho a limpeza era boa, mas não zonas sociais era muito má. Como o chão é castanho não se percebe logo o problema, mas tivemos de fazer uma limpeza maior para conseguir ficar na casa.

Todas estas questões foram reportadas pessoalmente ao proprietário que indicou que iria corrigir para próximas estadias.

Primeira viagem desconfinamento — Alentejo sala

Cercal

Se precisar de fazer compras, tem de se deslocar até ao Cercal, que é a vila com mais oferta mais próxima.

No Cercal existem 2 pequenos supermercados, talhos, recomendamos o “José Acácio Talhos”, uma peixaria muito boa “O rei do peixe”, mas que só abre por volta das 10:30, e uma frutaria a “Dona Fruita”.

Também existem varias pastelarias e cafés, recomendamos o “Bau Doce” que tem uns doces maravilhosos, e é um dos poucos locais onde pode comprar imans decorativos.

Se quiser ir a um supermercado maior, tem de deslocar, por exemplo, a Vila Nova de Milfontes ou a Santiago do Cacém.

O Centro de histórico do Cercal é pequeno, mas podem visitar a Igreja Matriz da nossa Sra. da Conceição.

Primeira viagem desconfinamento — Alentejo barragem

Opinião final

Gostamos das férias, mas alterava algumas coisas, como comer mais vezes fora.

Fizemos todas as refeições na casa, exceto os almoços do dia de chegada e partida, que é algo que não estamos habituados a fazer nas férias, já estávamos fartos de fazer comida e tratar da loiça.

Em outra viagem do gênero, comia mais vezes fora, e fazia comidas ainda mais simples.

Preciso de dormir numa cama confortável, pelo que iria a procura dessa informação nos comentários, não consigo ficar novamente a dormir uma semana numa casa desconfortável.

E claro, a limpeza, mesmo pelos comentários e a falar com o proprietário, se não for ele a fazer a gestão é complicado perceber se a casa vai estar realmente limpa.

Contudo, isso é algo importante, ainda por cima não é um hotel onde podes trocar de quarto, tens limpeza diária.

Gostamos da privacidade e comodidade de ficar numa casa privativa com piscina.

Primeira viagem desconfinamento — Alentejo pint

Prepare a sua viagem

Prepare a sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Não paga mais nada por isso e ajuda o blog a continuar produzir conteúdo.

Contém links afiliados que só recomendamos porque utilizamos os serviços e confiamos.

Não enviamos SPAM!

Follow Lu:
Sou Geógrafa e vivo em Lisboa. Viajar é uma Paixão, adoro conhecer locais novos, a sua gastronomia, as suas gentes e a sua cultura. Gosto de tudo relacionado com viagens, adoro planear as minhas viagens.