Experiência num Hotel Rural

Ficamos pela primeira vez num hotel rural e vimos contar a nossa experiência.

Nestas férias optamos por algo diferente, queríamos algo calmo, com poucas pessoas e em que pudéssemos descansar.

O que é um hotel Rural

Um hotel rural é uma modalidade dentro do turismo rural, que tem como objetivo um contacto mais direto com a natureza.

Geralmente é um alojamento de ambiente familiar em espaço rural, podem oferecer atividades relacionadas com a agricultura e as tradições locais.

Nave Redonda do Cerro

Optamos por um monte alentejano, mais precisamente na Nave Redonda, no Alentejo, próximo à serra algarvia.

Não conhecíamos esta zona, mas gostamos muito, muito calma, com pessoas muito simpáticas.

Quarto ou apartamento

No alojamento existem 2 tipos de alojamento disponíveis, que são quartos no edifício principal ou apartamentos num edifício próximo ao principal.

Quartos

Os quartos podem ser duplos ou twins, e ainda há uma opção de quartos de uma categoria superior.

Os quartos são simples, mas funcionais e muito limpos, alguns quartos dispõem de mini-bar e cadeirões.

Se for com crianças ou bebés são bem vindos e disponibilizam berço gratuito. No entanto, a maioria dos hóspedes eram casais jovens, pelo que o hotel estava muito calmo.

Apartamentos

Existe a opção de reservar apartamentos T1 com varanda, que ficam numa zona mais elevada da propriedade, mas com acesso ao edifício principal.

Parecem ser também uma boa opção, principalmente se pretenderem cozinhar durante a estadia.

A nossa opção

Como não tínhamos como objetivo cozinhar e pretendíamos utilizar um voucher da Odisseias que nos foi oferecido, optamos pelos quartos.

O nosso voucher era de 2 noites, mas pretendíamos pernoitar mais uma noite ou duas, pelo que verificamos com o alojamento se podíamos reservar as restantes noites diretamente com eles ou se aceitavam 2 vouchers consecutivos.

Como aceitavam 2 vouchers da Odisseias e era a opção mais económica, adquirimos mais um voucher de 1 noite e ficamos 3 noites no alojamento com pequeno-almoço. Infelizmente não havia disponibilidade para ficarmos 4 noites no alojamento nas datas pretendidas.

Pequeno-Almoço

Era servido pelos funcionários num horário pré-combinado devido às restrições do Covid, de modo a não existirem ajuntamentos.

Podia ser servido no interior ou no exterior, nós optamos sempre pelo exterior e recomendamos essa opção no verão, foi realmente muito agradável.

Era servido pão alentejano, fiambre, queijo, presunto, manteiga, compotas, sumo de laranja natural, bolos caseiros, fruta preparada, café com leite ou outra opção de bebida quente e ainda havia possibilidade de solicitar iogurtes.

Piscina exterior

O alojamento conta com uma piscina exterior muito agradável.

Fomos com um casal amigo que tinha um bebé e houve alturas que tivemos a piscina apenas para nós, o que foi optimo.

Por toda a propriedade encontravam-se gatos muito simpáticos, que foram uma boa companhia nas férias, ficamos com pena de os deixar e também de deixar a propriedade.

Mais informações sobre e o Hotel Rural Nave Redonda do Cerro.

Alimentação

O hotel não tem um restaurante no local, apenas um snack-bar, mas bastante próximo encontra-se um restaurante dos mesmos donos do Hotel, onde é possível fazer as suas refeições.

É o restaurante mais próximo ao hotel, como estamos numa zona rural, fora este restaurante o mais próximo fica a uns bons kms.

O Restaurante chama-se Mira Serra e tem preços acessíveis e a comida é bem confecionada e o serviço é muito bom. Comemos 3 vezes no restaurante, uma das vezes foi durante o almoço e pedimos take-away e comemos no hotel, que nos forneceu sem qualquer custo adicional, pratos, talheres e copos.

Só não comemos mais vezes, porque a segunda-feira o restaurante este encerrado, pelo que optamos por utilizar esse dia para ir até Odeceixe e comer lá.

Odeceixe

Tínhamos decidido que em um dias nas nossas férias seria utilizado para conhecer Odeceixe e aproveitar a bela praia.

Fomos de manhã, após o nosso pequeno-almoço no hotel. Quando lá chegamos, tivemos alguma dificuldade para estacionar, pois, já estava lá muita gente.

No entanto, a praia é muito grande e conseguimos sempre manter a distância de segurança.

Optamos por almoçar num restaurante próximo à praia, escolhemos o Restaurante Dorita, que tinha boa comida e uma vista fantástica para a praia.

Tinha muita variedade de comida, tanto peixe como carne, optei por uma sopa de peixe e por umas lulinhas à algarvia, prato que não me lembro de ter experimentado antes, mas gostei.

A noite optamos por comer novamente em Odeceixe, desta vez no centro da vila, no Restaurante Chaparro, que fica junto a junta de freguesia e ao mercado.

O Restaurante era também muito bom e com muita variedade. Desta vez optei por sardinhas grelhadas, mas havia muita opção de peixes e carnes grelhadas, tal como de pratos típicos.

Guia e Loulé

No último dia, antes do regresso a casa, optamos por passar o dia em Guia e Loulé

Fomos almoçar um belo franguinho grelhado à Guia, no Restaurante O Teodósio, que gostamos muito.

A afluência neste restaurante é sempre grande, e com o Covid reduziram o número de mesas, pelo que recomendamos que chegue cedo. Chegamos antes da hora de abertura e éramos os primeiros da fila, no entanto, antes da abertura a fila já grande.

Depois do almoço fomos para a praia de Loulé Velho, que não conhecia e aproveitamos para descansar o resto da tarde, antes da viagem de regresso.

Nesta praia também não tivemos problemas com o distanciamento social, havia sempre muito espaçamento entre os chapéus e sentimo-nos sempre seguros.

E assim acabaram as nossas férias no sul do país.

Em conclusão, foram umas férias diferentes, mas muito boas, pelo que gostaria as repetir.

Veja também a nossa primeira viagem de desconfinamento.

O que precisa para preparar a sua viagem

Prepare a sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Não paga nada à mais por isso e ajuda o blog a continuar produzir conteúdo.

Contem links afiliados, só recomendamos serviços que confiamos e utilizamos.

Follow Lu:
Sou Geógrafa e vivo em Lisboa. Viajar é uma Paixão, adoro conhecer locais novos, a sua gastronomia, as suas gentes e a sua cultura. Gosto de tudo relacionado com viagens, adoro planear as minhas viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Subscrever a newsletter!