Paris – Roteiro completo para 6 Dias

A nossa viagem por Paris e Versalhes durante 6 dias na primavera, por isso, apanhamos bom tempo, apenas alguma chuva no dia que visitamos Versalhes.

Paris

Chegamos pelo aeroporto Charles de Gaule, e como estávamos esfomeados e ainda era 1h de viagem até ao centro de Paris, optamos por comer no McDonalds do aeroporto, pois é fácil pedir, é rápido e não se tem muitas surpresas, apesar de ser um pouco diferente do que é em Portugal.

Depois fomos apanhar o RossyBus, ainda ponderamos o comboio, mas estava com obras e não fazia o caminho seguido.
Contudo, gostei de fazer o trajeto de autocarro, pois deu para conhecer um pouco da cidade.

Opéra Palais Garnier

O ponto de chegada é a Ópera de Paris, que é lindíssima, acabamos por não visitar por dentro, mas é possível conhecer mesmo se ir a um espetáculo.

Opera Paris

Daqui seguimos até ao Hotel Jardins de Montamtre, mas como já tínhamos ouvido e lido tanto de Paris, por segurança optamos por ir de táxi até ao hotel, a viagem custou 15 €, onde fizemos o check-in e deixamos as malas.

Torre Eiffel

Partimos de metro até à Torre Eiffel, mas estávamos com receio das filas, sabíamos que eram grandes e não tínhamos conseguido comprar os bilhetes online, mas tivemos sorte, havia fila, claro, mas não era muito grande e foi bastante rápida.

Contudo, acho que foi um risco muito grande da nossa parte, hoje teria com certeza comprado os bilhetes online, mesmo que fosse para outro dia.

Quando se vê a Torre Eiffel é que se toma consciência que se está em Paris! Pois, ver Paris no alto da Torre Eiffel é uma experiência fantástica, considero que não se pode perder.

Por isso, estivemos bastante tempo na Torre a admirar Paris, e escolhemos subir até ao topo, o que recomendo.

Quando descemos, fomos ao Trocadero admirar a Torre Eiffel, pois o Trocadero é um dos melhores sítios para o fazer.

Curiosidade: Para os fãs do filme Sabrina 1995, uma das filmagens do filme foi no Trocadero.
Torre Eiffel Paris

Daqui seguimos pelas ruas de Paris até Arco do Triunfo e os Champs Elysee, pois queriamos admirar o esplendor do Arco e a conhecida avenida Champs Elysee.

Optamos por comprar nos Champs Elysee sandes, que foram o nosso jantamos e assim terminamos o dia.

Versalhes

No nosso segundo dia em Paris fomos até Versalhes de comboio, pois já estava nos nossos planos. A estação mais próxima do Castelo de Versalhes é Versalles-Rive Gauche.

Para entrar no Palácio de Versalhes havia uma fila enorme, mas aqui portadores do Paris Museum Pass não têm prioridade, então demoramos mais tempo a entrar do que na torre Eiffel.

Paris Museum Pass

É um passe para visitar até 50 museus e monumentos em Paris e área metropolitana. O passe existe em 3 versões: 2 dias por 55 €, 4 dias por 70 € e 6 dias por 85 € (preços atualizados em 04/2023).

Este passe permite a entrada muitos museus e monumentos importantes, como o Louvre, Museu D’Orsay, Palácio de Versalhes, Centro Pompidou, Arco do Triunfo, Panteão, Hotel dos Invalidos, Conciergerie ou Sainte-Chapelle.

Para além de poupar dinheiro, pode também enconomizar tempo, pois a maioria permite entrada sem fila aos portadores do cartão, em locais como Louvre, Museu D’Orsay ou Centro Pompidou.

Por isso, Paris Museum Pass pode ser uma opção conveniente para economizar dinheiro e evitar filas.

Para mais informações veja o nosso artigo sobre Paris Museum Pass: Vale a pena.

Por isso, recomendo que cheguem cedo.

Versalhes

O Palácio de Versalhes é muito grande e lindíssimo, por isso recomendo muito que tirem um dia, e façam a vista com calma.

Veja mais no artigo sobre Versalhes.

Centro Pompidou

Regressamos a Paris, mas como continuava a chover e já estávamos no final da tarde, optamos por ir ao Centro Pompidou.

Queria muito ir ao Centro Pompidou, pois é considerado um dos melhores museus de arte de moderna, mas descobri que a arte moderna não é a minha arte favorita.

Centro Pompidou Paris

Pois, as únicas peças que gostei, foram os 2 ou 3 Picassos que encontrei.

Uma das coisas que queria fazer nesta visita era conhecer a vista no topo do Centro Pompidou, pois li que valia muito a pena, contudo, descobri, que não é assim tão boa, principalmente em dia de chuva.

Vista de Paris do Pompidou

Por isso, se soubesse o que sei hoje, não teria gasto o meu tempo no Centro Pompidou, mas se gosta de arte moderna, acredito que vai adorar este museu.

Restaurante Flunch

Aproveitamos por ir jantar ao Flunch, que ficava mesmo ao lado do Pompidou, pois tinhamos lido bem sobre o restaurante e resolvemos ir.

Trata-se de um restaurante self service barato, mas com um funcionamento um pouco diferente dos nossos self services, e os empregados apesar de solícitos não falam inglês.

Funcionamento do Flunch:

Escolhe-se primeiro se se quer alguma salada, entrada, sobremesa e bebida e escolhe-se que tipo de carne ou peixe se quer (fazem grelhados no momento).
Depois paga-se e só depois nos servimos dos acompanhamentos.

Desse modo, comemos 2 pratos de comida caseira com 2 refrigerantes por 15 €, o que é algo impossível em outro restaurante francês.

Considero que o restaurante tem uma ótima relação qualidade-preço, e como gostamos tanto regressamos lá noutro dia.

Pompidou no filme Sabrina 1995 em Paris
Praça ao pé do Centro Pompidou que aparece no filme Sabrina 1995

Museu do Louvre

Este terceiro dia foi dedicado ao Museu do Louvre, pois como é enorme precisa de um dia completo ou de 2 metades de dia.

Utilizamos o Paris Museum Pass para entrar e optamos pela entrada inferior pelo centro comercial, onde não havia fila, por isso deixo essa dica, usem a entrada secundaria.

Começamos com a obra mais conhecida do Museu, a Monalisa ou Gioconda de Leonardo da Vinci, depois vimos toda ala Devon, que é enorme.

Após o Almoço vimos as Alas Richelieu e Sully, que também são enormes e cheias de obras de arte.

O Museu do Louvre é e continua a ser o maior museu que já visitei, e é um dos meus favoritos.

Veja mais no artigo sobre o Museu do Louvre

Ao final da tarde, após a nossa saída do Louvre, ainda estavam imensas pessoas para entrar.

Jardins Tulherias

Seguimos pelo Jardins Tulherias passando pelo Arco do Triunfo do Carrossel.

Os Jardins Tulherias estavam repletos de pessoas e ao longe via-se a Torre Eiffel. Os jardins são muito bonitos e tudo o que se vê à volta.

Arco do Triunfo do Carrossel em Paris

Dos Jardins das Tulherias chegamos a Place de la Concorde, daí seguimos para os Champs Elysee.

Na Place de la Concorde encontra-se uma fonte belíssima, que aparece no final do filme o Diabo Veste Parda, aquando a visita à Paris, pois o Hotel ficava mesmo atrás desta fonte.

Champs Elysee

Seguimos pelos Champs elysee até ao Arco do Triunfo, onde subimos o Arco. A vista é fantástica, vê-se a Torre Eiffel, la defense e claro os champs elysee.
Passamos pelo Jardim des Tuileries, Place de la Concorde, Champs Elysee e terminamos o dia no Arco do Triunfo.

campos elisios em Paris

Arco do Triunfo

Desta segunda passagem pelo Arco do Triunfo, foi a hora de subirmos ao mesmo. Para chegar ao Topo tem elevador e degraus.

Vista arco do triunfo Paris

A subida vale muito a pena, pois é muito agradável, seja para a cidade ou para a Torre Eiffel.

Dica: Na maioria dos monumentos e museus de Paris existem folhetos em Português, é só procurar na entrada.

Hotel dos Invalidos

Começamos o quarto dia no Hotel dos Invalidos, que engloba o Túmulo do Napoleão e o Museu Militar.

Usamos o nosso Paris Museum Pass de 4 dias para entrar, mas pode comprar entrada só para o monumento.

Hotel Invalidos Paris

Túmulo Napoleão

No Túmulo do Napoleão vimos a esplendorosa Cúpula e os túmulos enormes, com destaque para o do Napoleão I.

Túmulo Napoleão Paris

Museu Militar

A seguir fomos ao Museu Militar, museu é bastante grande e tem algumas peças interessantes.

Museu militar Paris

Após sairmos do Museu militar fomos almoçar.

Paris

Museu d’Orsay

Após o almoço fomos ao Museu d’Orsay, entramos sem fila, pois utilizamos Paris Museum Pass, mas se não o tivessemos tinhamos fila para entrar.

O Museu é muito giro e tem obras muito interessantes, com destaque para Monet, Manet, Renoir, Cézanné e Van Gogh.

Museu d'Orsay paris

É pena não se poder tirar fotos as obras, tiramos apenas ao espaço, que é lindíssimo.

Trata-se de uma antiga estação de comboios, é mais pequeno que o Louvre, mas sem dúvida que vale a pena a visita.

Museu d'Orsay Paris

Passeio de Barco em Paris

Após sairmos do Museu d’Orsay fomos fazer um passeio de Barco pelo rio Sena.

Existem em Paris algumas companhias que fazem os conhecidos passeios de barco, os passeios são muito similares entre si, bem com os preços, o que muda é o é o porto de partida.

Por exemplo, passeio de barco no Bateaux Parisiens custa 16 € e parte desde Torre Eiffel, Bateaux mouches, partem junto à Ponte d’Alma e custa 15 €, Vedettes de Paris – partem junto a Torre Eiffel e custa 13 €, Vedettes du Pont Neuf – partem junto a Ponte Neuf e custa 14€;

Depois tem outro tipo de passeios com jantar ou passeio de barco combinados com outras atividades, como a visita ao Louvre ou ao Museu D’Orsay.

Depois tem o BatoBus, que funciona como um Hip On, Hip Off em versão barco, pelo que pode sair onde quiser e voltar a entrar.

Passeio de Barco pelo Sena, em paris

Quando fui não tinha preferência por nenhuma, mas sabia que queria fazer um passeio de barco pelo Sena. Por isso optei pela que tinha mais próximo de mim.

Optamos então pelos barcos dos Les Vedettes du Pont-Neuf, que partem desde ponte nova.

A viagem tem a duração de 1 hora e custa 13 €/pessoa, e passa pelos locais comuns dos passeios dos barcos.

Passeio de Barco em Paris

O bilhete inclui um folheto com os locais por onde passa e uma pequena discrição em várias línguas, incluindo o português e a bordo há uma guia que vai a explicar em francês e em Inglês, onde estamos e um pouco da história do edifício.

O bilhete ainda dá alguns descontos nos monumentos e passeios, mas como tínhamos adquirido o Paris Museum Pass e não estávamos interessados em outros passeios não utilizamos os descontos.

Notre Dame de Paris

O nosso quinto dia em Paris estava destinado para conhecer Notre Dame e as suas Torres. Por isso acordamos bastante cedo e fomos para a fila para subir.

Vista Notre Dame Paris

Torres de Notre Dame

Quando chegamos, a entrada para as torres ainda estava fechada e já havia uma fila considerável, por isso não se esqueça de ir cedo se quiser conhecer as torres.

Para entrar utilizamos Paris Museum Pass de 4 dias, que aqui não tinha entrada preferencial como em outros locais.

Notre Dame Paris

Se quiser comprar bilhete no local tem de ficar na mesma fila de entrada e depois a meio da subida para as torres há uma loja onde pode comprar os bilhetes e souvenirs e a seguir prosseguir com a subida até as torres.

Na entrada existem folhetos em várias línguas, inclusive em Português. A entrada para as torres fica na lateral esquerda de Notre Dame.

No topo a vista é fantástica. E é muito giro ver as gárgulas de perto. Infelizmente o sino estava a sofrer obras de renovação.

Recomendo a visita às torres, é realmente muito giro.

Catedral de Notre Dame

Após a descida entramos na Catedral de Notre Dame, a entrada é gratuita, mas havia fila para entrar, mas felizmente foi rápida a entrada.
A catedral é muito gira, um pouco escura, mas é normal.

Nota: Devido ao incêndio na Catedral de Notre Dame, as visitas estão encerradas.

Catedral de Notre Dame Paris

Saímos de Notre Dame e fomos almoçar, pois na zona existem muitos espaços agradáveis e não muito caros para almoçar e também para comer crepes.

Já tínhamos comido nesta zona anteriormente e como gostamos e ficava próximo voltamos.

Conciergerie

Após ao almoço seguimos para o Palácio da Justiça para ver a Sainte-Chapelle.

Quando chegamos entrada estava fechada para o almoço, mas não existe nenhuma informação que a Sainte-Chapelle feche para o almoço, mas a verdade é que fecha.

Palácio da Justiça Paris

Desta forma decidimos ir visitar primeiro Conciergerie, pois tanto o Conciergerie como a Sainte-Chapelle fazem parte do complexo do Palácio da Justiça.

Para entrar no Conciergerie utilizamos Paris Museum Pass, mas não havia fila para entrar.

Conciergerie Paris

O Conciergerie é um antigo Palácio, que posteriormente serviu de prisão, foi aqui que Maria Antonieta esteve prisioneira (existe uma reconstituição do quarto de prisioneira dela).

Dica: Folheto em português na entrada do Conciergerie.

O exterior do edifício e o relógio são muito bonitos.

Conciergerie Paris

Sainte-Chapelle

Após a saída do Conciergerie, seguimos para a Sainte-Chapelle. A entrada ainda não estava aberta, mas já havia uma fila considerável.

A capela fica no interior do complexo do palácio de justiça, por isso é necessário passar pelos detetores de metais (ao contrário do que acontece com o Conciergerie que tem um entrada exterior direta).

Devido à passagem pelos detectores e ao facto de não haver entrada preferencial com o Paris Museum Pass, a entrada torna-se demorada mas garanto que vale a pena a espera.

A Sainte-Chapelle é de facto 2 capelas sobrepostas.

Capela inferior

Dica: Folheto em português na entrada da Sainte-Chapelle

As 2 capelas são lindíssimas, em especial a superior, que infelizmente estava parcialmente com obras de restauração.

Capela superior

Considero a Sainte-Chapelle um local a não perder em Paris.

Dica: Existe um bilhete conjunto para Sainte-Chapelle e Conciergerie, como um preço mais económico.

Após a visita à Sainte-Chapelle fomos a pé por Paris até ao Panteão, passamos pelas bancas de livros junto ao sena, com Notre Dame como vista.

Passamos também pela famosa livraria Shakespere and Company e pela Universidade de Saborne.

Panteão

Para entrar no Panteão utilizamos o Paris Museum Pass, na entrada existe um folheto informativo gratuito em Português.

Aqui estão personalidades francesas como Victor Hugo, Alexandre Dumas, Jean-Jacques Rousseau, Voltaire ou Marie e Pierre Curie.

Infelizmente o Panteão estava com obras de restauração, por isso não foi possível subir à cúpula, nem ver o pêndulo de Foucault.

Do Panteão seguimos a pé até aos Jardins do Luxemburgo.

Jardins do Luxemburgo

Aqui aproveitamos para descansar nas diversas cadeiras existentes no parque, como “verdadeiros” franceses.

Igreja Saint-Suplice

Seguimos o passeio até Igreja Saint-Suplice, queria ver a Igreja desde que vi o Código de Da Vince.
Vimos o “Gnômon” e a linha do meridiano de Paris, também chamada de linha de Rosa Argo.
A entrada é gratuita.

Daqui apanhamos o metro até a Bastilha.

Bastilha

Na Place de la Bastille vimos a Colonne de Juillet e o edifício da Ópera da Bastilha.
O edifício da ópera da bastilha é bastante moderno em comparação com a Ópera mais importante de Paris.

Place des Vosges

Seguimos para o Place des Vosges, onde descansamos e aproveitamos o parque.

Curiosamente ainda nos cruzamos no parque com portugueses que moraram em Paris, pois sentaram-se mesmo atrás de nós.

Compramos na pastelaria Carette os famosos macarons, devo dizer que são maravilhosos.

Sacré Coeur de Paris

Como estávamos alojados em Montmartre fomos ver no final da tarde o Sacré Coeur de perto.

A Catedral Sacré Coeur é lindíssima e a vista de Paris é incrível. A entrada é gratuita, mas estão proibidas as fotografias no interior da Sacré Coeur.

Vimos anoitecer com Paris em plano do fundo. Podemos ver a Torre Eiffel iluminada, com a cor do céu rosa de Paris como plano de fundo.

Vimos também a Sacré Coeur iluminada.

Passamos pela Place du Teatre e pelas ruas adjacentes, onde aproveitamos para jantar num dos diversos restaurantes presentes.

Montmartre

No nosso último dia em Paris fomos conhecer Montmatre melhor, afinal foi o bairro onde ficamos, mas que ainda não tínhamos explorado.

No nosso passeio, conhecemos Vinha Clos Montmartre, a única vinha dentro da cidade de Paris, Moulin de La Galette, um antigo moinho de madeira, que agora funciona como um restaurante.

Voltamos a passar pelo Place du Teatre e no Sacré Coeur, e descemos de funicular utilizando os bilhetes do metro.

Em seguida fomos até ao Place des Abbesses, onde está o mural do Amor, daqui continuamos a descer até ao Café des 2 Moulins, que era o café do “O fabuloso destino de Amélie Poulain”.

Terminamos o nosso passeio em Montmartre no Moulin Rouge.

Veja mais sobre Montmartre no artigo.

Após o passeio em Montmartre e fomos despedir da Torre Eiffel antes de deixarmos Paris, desta vez no Champ de Mars.

Em conclusão da nossa viagem a Paris

Em suma, foi uma boa viagem, apanhamos bastante bom tempo e conseguimos ver tudo o que tínhamos planeado.

Pretendo regressar a cidade com o meu filho, rever os pontos principais, bem como conhecer a Disneyland Paris com ele.