Centro Histórico de Alcobaça

Um passeio pelo Centro Histórico de Alcobaça tem de começar no Mosteiro de Alcobaça, até porque provavelmente vai quer conhecer um pouco da cidade quando sair do Mosteiro.

O centro histórico é pequeno por isso não vai precisar de gastar muito do seu tempo.

2013-10-20-14-56-14
Praça 25 de Abril

Após sair do Mosteiro recomendo seguir pelos cafés, restaurantes e lojas na Praça 25 de Abril (onde se localiza o Mosteiro) e parar na famosa Pastelaria Alcoa.

Daí seguir até Praça Dom Afonso Henriques e passar pelas arcadas, numa delas encontra-se inclusive uma fonte, que dá acesso a Praça da Republica, onde também a uma fonte.

2014-09-20-21-51-04

Daqui seguir pela Rua Araújo Guimarães, parando um pouco ponte mas não passar, e prosseguir até a Biblioteca Municipal de Alcobaça, onde se encontra a porta de entrada no parque Jardim do Amor.

O Jardim do Amor é um dos espaços verdes de Alcobaça, e bastante recente, no parque para além do verde também existem algumas esculturas. O nome do jardim advém da história de amor de D. Pedro e D. Inês de Castro.

2015-10-25-15-32-05
Jardim do Amor

No jardim há uma ponte, e já depois de sair do jardim, continue pela R Dr José Nascimento e Sousa e depois pela R Dr Brilhante e chegaremos ao Mercado Municipal e seguimos até a Câmara Municipal, que se encontra num bonito antigo Palacete.

Junto ao Mosteiro de Alcobaça encontramos outra zona verde de Alcobaça, que percorre a zona da Câmara até ao Palácio de Justiça, recomendo o caminho pelo parque se for possível.

2015-05-01-22-24-34

Continuar pela Rua General Humberto Delgado onde encontra uma antiga escola, com a divisão escrita nas paredes o lado dos rapazes e o das raparigas, daqui desça na Rua D. Afonso Albuquerque até ao Cine-teatro de Alcobaça.

Continue pela rua D. Manuel da Silva Carolino e desça pela rua dos Combatentes. aqui encontrará outra Palacete antigo transformado em uma creche.

Basta continuar em frente e estará numa das laterais do Mosteiro.

2013-11-15-22-24-15

Nota: Peço desculpa pelas poucas fotos e algumas de pouca qualidade, mas apesar de ir muitas vezes a Alcobaça, a maioria é a noite e não costumo tirar muitas fotos.

Mapa do passeio pelo Centro Histórico:

One thought on “Centro Histórico de Alcobaça

Deixar uma resposta