Centro Histórico de Alcobaça

posted in: Alcobaça, Oeste, Passeios, Portugal | 1

Um passeio pelo Centro Histórico de Alcobaça tem de começar no Mosteiro de Alcobaça, até porque provavelmente vai quer conhecer um pouco da cidade quando sair do Mosteiro.

O centro histórico é pequeno por isso não vai precisar de gastar muito do seu tempo.

2013-10-20-14-56-14
Praça 25 de Abril

Após sair do Mosteiro recomendo seguir pelos cafés, restaurantes e lojas na Praça 25 de Abril (onde se localiza o Mosteiro) e parar na famosa Pastelaria Alcoa.

Daí seguir até Praça Dom Afonso Henriques e passar pelas arcadas, numa delas encontra-se inclusive uma fonte, que dá acesso a Praça da Republica, onde também a uma fonte.

2014-09-20-21-51-04

Daqui seguir pela Rua Araújo Guimarães, parando um pouco ponte mas não passar, e prosseguir até a Biblioteca Municipal de Alcobaça, onde se encontra a porta de entrada no parque Jardim do Amor.

O Jardim do Amor é um dos espaços verdes de Alcobaça, e bastante recente, no parque para além do verde também existem algumas esculturas. O nome do jardim advém da história de amor de D. Pedro e D. Inês de Castro.

2015-10-25-15-32-05
Jardim do Amor

No jardim há uma ponte, e já depois de sair do jardim, continue pela R Dr José Nascimento e Sousa e depois pela R Dr Brilhante e chegaremos ao Mercado Municipal e seguimos até a Câmara Municipal, que se encontra num bonito antigo Palacete.

Junto ao Mosteiro de Alcobaça encontramos outra zona verde de Alcobaça, que percorre a zona da Câmara até ao Palácio de Justiça, recomendo o caminho pelo parque se for possível.

2015-05-01-22-24-34

Continuar pela Rua General Humberto Delgado onde encontra uma antiga escola, com a divisão escrita nas paredes o lado dos rapazes e o das raparigas, daqui desça na Rua D. Afonso Albuquerque até ao Cine-teatro de Alcobaça.

Continue pela rua D. Manuel da Silva Carolino e desça pela rua dos Combatentes. aqui encontrará outra Palacete antigo transformado em uma creche.

Basta continuar em frente e estará numa das laterais do Mosteiro.

2013-11-15-22-24-15

Nota: Peço desculpa pelas poucas fotos e algumas de pouca qualidade, mas apesar de ir muitas vezes a Alcobaça, a maioria é a noite e não costumo tirar muitas fotos.

Mapa do passeio pelo Centro Histórico:

One Response

Deixar uma resposta