Ribeira Grande – Ilha de São Miguel

A Ribeira Grande é uma das cidades principais da ilha de São Miguel e com vários marcos arquitetónicos.

Chegada a ilha de São Miguel

Chegamos a ilha e fomos logo levantar o carro, pois já se encontrava reservado.
A ideia era pedir um mapa da ilha no posto de turismo do aeroporto, mas esquecemo-nos disso com a questão do aluguer do carro.

Dica: Pedir mapa do local no posto de Turismo, em geral, são gratuitos e dão muito jeito.

A seguir, fomos para o hotel, onde pudemos fazer check-in antecipado gratuito, mas se não pudéssemos, a ideia era deixar as malas na sala de bagagem.

Contudo, já era hora de almoço e queríamos rápido para começar a conhecer a ilha, pelo que fomos almoçar no H3 do Shopping Parque Atlântico, de modo a não perder mais tempo a procura de restaurante e espera da comida.

Lagoa do Fogo

A Lagoa do Fogo é uma das existentes na ilha de São Miguel, e por isso estava na nossa lista.

Desse modo, após o almoço, fizemos meia hora de viagem até a Lagoa do Fogo.

Todavia, na subida, que descobrimos, o porquê de dizerem que nos Açores faz as 4 estações num dia só.
Em Ponta Delgada chovia pouco e fazia sol, mas à medida que íamos a subir o tempo ia mudando, passou em poucos metros de sol para nevoeiro.

Por isso, quando lá chegamos acima a vista era esta:

Lagoa do Fogo

Pois, é verdade, estava um nevoeiro cerrado, onde não dava para distinguir a água do nevoeiro.

Ribeira Grande

Por isso, acabamos por descer em direção a Ribeira Grande, onde não chovia nem havia nevoeiro.
Na descida passamos pela Caldeira Velha, mas optamos para deixar a visita para outro dia.

Estacionamos o carro num local gratuito numa das ruas, pois é muito fácil de encontrar na ilha, e partimos a descoberta da Ribeira Grande.

Ribeira Grande

Existem várias Igrejas e nas ruas estavam altifalantes e ouvia-se música de Natal, por onde quer que fossemos.

Procuramos o posto de turismo na Ribeira Grande, mas não o encontramos, parecia estar fechado ou mesmo encerrado, pois, queríamos pedir o mapa que me tinha esquecido de pedir no Aeroporto.

Contudo, descobrir após a viagem que o local do posto foi mudado, encontra-se no interior da estação rodoviária de Ribeira Grande, na rua Luís de Camões. Mas não existe essa informação no antigo local, que é bem perto o novo local.

Ponte dos 8 Arcos

Continuamos a viagem passado pela Ponte dos 8 Arcos e chegado a parte central da Ribeira Grande, o Largo Conselheiro Hintze Ribeiro.

Encontramos no Largo, junto a Câmara Municipal, estas lindas e grandes árvores.

A Câmara Municipal tem uma arquitetura bastante pelicular, no momento não a consegui reconhecer como a Câmara.

Câmara Municipal

Entretanto, recomeçou a choveu, mas ainda tivemos tempo para fotografar de longe a Igreja Matriz.

Ribeira Grande

E claro a famosa ponte dos 8 arcos, a ribeira e o parque envolvente.

Encontramos esta Igreja com uma arquitetura típica dos Açores.

Teatro de Ribeira Grande

Passamos pelo Teatro de Ribeira Grande, mas seguimos para o carro porque já chovia bastante e não dava para continuar o passeio a pé.

Ribeira Grande

Antes de continuamos caminho, passamos num supermercado onde descobrimos que os sacos não são pagos nos Açores, já não sabia o que era ir ao supermercado e darem-nos o saco de plástico sem nos cobrarem nada.

Mais informações sobre a Ribeira Grande aqui.