Roteiro de 4 dias na Ilha de São Miguel – Açores

A viagem a ilha de São Miguel, nos Açores, foi realizada no inverno e durante uma semana com mau tempo, pelo que tivemos muita chuva, vento e nevoeiro, que dificultou um pouco a viagem.

Estávamos na ilha no dia em que os ventos chegaram aos 150 km/hora, pelo que tivemos de alterar um pouco os planos da viagem.

Dicas da viagem a Ilha de São Miguel

Dia 1 na ilha de São Miguel

Chegamos a ilha de São Miguel no fim da manhã, a primeira coisa que fizemos foi levantar o carro que tínhamos reservado na Ilha Verde pela Rentalcars.

A seguir, deixamos as malas no Hotel e fazer um almoço rápido, pois estávamos desejosos para conhecer a ilha.

voar

Lagoa do Fogo

Começamos pela Lagoa do Fogo, onde pensamos conseguir ver a lagoa do miradouro, mas infelizmente o nevoeiro não permitiu.

Dali seguimos em direção ao Centro da Ribeira Grande e passeamos nas ruas a ouvir música de natal.

Fábricas de Chá

Os Açores tem as únicas plantações de chá da Europa, e duas fábricas de chá muito conhecidas, Gorreana e Porto Formoso.

Neste dia, optamos por lanchar na Fábrica de Chá da Gorreana, que fornece chá gratuitamente para tomar no local, bem como é possível ver as plantações, a volta da fábrica, visitar as instalações e comprar pacotes de chá.

Chá Gorreana - Ilha de São Miguel

Estufas de Ananases

Para terminar o dia, fomos visitar uma das plantações de ananases da ilha, as Estufas de Ananases A. Arruda.

Estufa de ananases na Ilha de São Miguel

Fomos jantar no centro de Ponta Delgada, pois não podíamos deixar de visitar o centro da cidade.

Dia 2 na ilha de São Miguel

Lagoa de Sete Cidades

O segundo dia amanheceu fantástico, por isso que estava decido irmos começar pela Lagoa das Sete Cidades.

Contudo, quando chegamos ao miradouro apanhamos uma grande desilusão, estava um nevoeiro cerrado, pelo que não foi possível ver a lago pelo miradouro.

Desse modo, seguimos para a zona junto a lagoa, onde já a pudemos ver de perto e dali para Vila de Sete Cidades.

ilha de são miguel

Fomos para norte, em direção aos Mosteiros, onde podemos ver o ilhéu, as praias de areia escura e as piscinas naturais, bem como o Moinho Pico Vermelho, que não podíamos deixar de conhecer.

Caldeira Velha e Lagoa do Fogo

Outro local que ansiávamos conhecer era a Caldeira Velha, no entanto, como era inverno e o terreno escorregadio, não conseguimos aproveitar as águas.

Caldeira Velha - Ilha de São Miguel

Partimos em direção a Lagoa do Fogo a pensar conseguirmos vê-la do miradouro, mas mais uma vez o tempo trocou-nos as voltas e não conseguimos.

A Lagoa do Fogo, ao contrário da Lagoa das sete cidades, só dá para ver apenas pelos miradouros, por isso não foi possível conhecê-la.

Ilha de São Miguel

Dali seguimos para a Vila Franca do Campo, onde almoçamos. Após o almoço seguimos até a Ermida da nossa Senhora da Paz, que fica no topo de uma colina. De onde é visível o Ilhéu de Vila Franca do Campo.

Lagoa do Congro

Após sairmos deste miradouro, desta vez com vista, fomos fazer uma caminhada até a Lagoa do Congro, o caminho não é muito difícil, apesar de não ser recomendado para quem tem pouca mobilidade.

Ainda fomos conhecer a Lagoa das Furnas e as suas caldeiras, onde se encontram as fumarolas e onde se faz o tradicional cozido das furnas.

Poça Dona Beija

Seguimos para as Furnas, mas antes de irmos para a Poça, aproveitamos para reservar o cozido para o dia seguinte.

poça da dona beija

Assim, terminamos o dia na agradável Poça Dona Beija, mesmo num dia frio e já ao fim da tarde foi muito agradável aproveitar as poças, é uma experiência incrível.

Dia 3 na ilha de São Miguel

O objetivo era ir ao parque Terra Nostra nessa manhã, mas como apanhamos péssimo tempo e ventos fortes, tivemos de alterar o roteiro.

Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões

Neste sentido, optamos por visitar o Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões, onde existe uma bela cascata e um lindo jardim.

Parque natural da ribeira dos caldeirões

Furnas

Após esta visita seguimos para o local do nosso almoço, nas Furnas, pois fomos almoçar um belo Cozido das Furnas no Restaurante Tony’s, que tínhamos reservado antecipadamente no dia anterior.

ilha de são miguel

Antes do almoço ainda conseguimos visitar Caldeiras das Furnas, que ficam no centro da vila.

Todavia, devido ao tempo, durante a tarde apenas conseguimos visitar a fábrica de Chá do Porto Formoso.

Ilha de São Miguel

Contudo, a fábrica estava vazia e sem eletricidade, mas, a senhora recebeu-nos com muita simpatia, conseguimos provar o chá e conhecer a fábrica numa visita guiada.

Por isso, recomendo sem dúvida a visita à fábrica de Chá do Porto Formoso.

Dia 4 na ilha de São Miguel

Ponta Delgada

Era o nosso último dia na ilha, por isso, apenas tivemos tempo para conhecer melhor o Centro de Ponta Delgada e fazer mais algumas compras.

Ilha de São Miguel - Mercado de Ponta Delgada

Começamos em direção ao Mercado da Graça ou Ponta Delgada, seguimos até as Portas da cidade, passando a seguir pelo Forte de São Brás.

No final passeio ainda apanhamos chuva, por isso o passeio ficou um pouco mais complicado.

Dica: Não ter os roteiros demasiados fixos, pois pode surgir alguma coisa que possa alterar os planos. Se apanhar um dia de chuva, opte por espaços fechados, como museus, e se tiver um dia lindo e tenha vontade de passear nas ruas, mesmo que tivesse programado ir visitar um espaço fechado, se tiver mais dias, opte por aquilo que lhe vai fazer mais feliz.

Não esqueça o seguro viagem

Com seguro de viagem a sua viagem será mais segura, e fica mais descansado, pois sabe se acontecer alguma coisa será assistido e não precisa dispensar o seu dinheiro.

Recomendo um seguro com uma boa cobertura, pelo que usamos IATI seguros, parceiro do blog e do qual tem um desconto de 5% se reservar através do nosso link.

Recomendamos a IATI porque realmente consideramos que tem boas coberturas e bom serviço ao cliente, o que consideramos muito importante quando precisamos de o utilizar.

Devido a algumas situações de saúde que já tive, recomendo também que optem para o seguro com a opção cancelamento, e assim se ficar doente antes da viagem não perdem o valor da viagem.

Prepare a sua viagem

Prepare a sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Não paga mais nada por isso e ajuda o blog a continuar produzir conteúdo.

Contém links afiliados que só recomendamos porque utilizamos os serviços e confiamos.

Não enviamos SPAM!

Follow Lu:
Sou Geógrafa e vivo em Lisboa. Viajar é uma Paixão, adoro conhecer locais novos, a sua gastronomia, as suas gentes e a sua cultura. Gosto de tudo relacionado com viagens, adoro planear as minhas viagens.
Latest posts from

4 Responses

1. […] Veja também: Roteiro em São Miguel […]

2. […] Veja também: Roteiro na Ilha de São Miguel. […]

3. […] Veja também: Roteiro da Ilha de São Miguel. […]

4. Maria Gonzalez

Os Açores são um destino maravilhoso, adorei tanto o meu tempo lá em 2018. Eu também mergulho, o Arraia Reef é uma aventura fantástica! Eu quero voltar!