O que fazer em Trastevere, um bairro Romano com um ar diferente do resto da cidade, mas considero ser o mais autentico de Roma, que cada vez mais tem atraído turistas
O que fazer em Trastevere
É possível aceder a pé ou de elétrico desde da Piazza Venezia, contudo optamos ir para Trastevere a pé e regressarmos de elétrico.
Igrejas
Entramos em Trastevere pela ponte Palatino e queríamos conhecer a Igreja de Santa Cecília, mas não foi possível, pois andamos a deambular pela zona e não a encontramos (quando chegamos a casa é que percebemos que estava mesmo ali ao lado).

Passamos pela Chiesetta di Santa Maria in Cappella, que se encontrava fechada, pensando que podia ser a igreja que procurávamos mas não era.
Ali ao lado encontrava-se o Ospitale di Santa Francesca Romana e nesta zona existem vários restaurantes e cafés que parecem ser muito agradáveis.

Continuamos pelas ruas, onde encontramos a Igreja Santa Maria dell’Orto (que fica bem próximo a igreja de santa Cecília mas não a vimos.) Fomos para o lado contrario à Igreja em direcção ao convento de San Francesco a Ripa.
E finalmente chegamos ao centro de Trastevere, onde passa o eléctrico.

Igreja de Santa Maria em Trastevere
Daqui seguimos em direcção a Igreja de Santa Maria em Trastevere, a Igreja principal.
Encontrava-se aberta e é de entrada gratuita.
Nesta igreja destaca-se os mosaicos da fachada, o Campanilo Romanesco, o pórtico, o tecto de Domenichico, os mosaicos em ouro, as colunas romanas que vieram das Terme di Caracalla.

Onde comer
Após a visita fomos almoçar numa esplanada ali ao lado, muito agradável e por um ótimo preço, na Grazia e Graziela.
Após o almoço uma italiana num café ali próximo, como um copo de água da torneira sem pedir, não sei se é habito beber antes ou depois do café.
Dica: Se quiser visitar a Vila Farnesina siga para Norte, esta Vila fica localizada em Trastevere. As Vilas são antigos Palacetes Italianos, alguns podem ser visitados em Roma, a Vila Farnesina é uma delas.

Nesta zona existe uma grande variedade de restaurantes e cafés. E muitos edifícios nesta zona tem heras na fachada, que acho lindo!
Pelo caminho ainda passamos pela Basilica de San Crisogono.
Como chegar a Trastevere
E fomos apanhar o elétrico que nos leva até a piazza Venezia passando pelo Largo di Torre Argentina.
O bilhete é o mesmo do metro e dos autocarros, ou pode utilizar o Roma Pass ou os Passes dos transportes públicos.

Mapa do nosso passeio em Trastevere:


