Como é esquiar pela primeira vez

Fomos desafiados pela Momondo para falar sobre desportos em viagem, não podia deixar de contar sobre a nossa primeira experiência a esquiar.

Porque decidimos ir esquiar

Já há muito tempo que tínhamos o desejo de esquiar, mas ainda não tínhamos conseguido, este ano finalmente foi possível concretizar este sonho.

Adoramos ter novas experiências. Claro que esquiar não podia deixar de estar na nossa lista.

Apesar de já tinha informado sobre os procedimentos de uma viagem do género a algum tempo, a preparação foi feita com pouca antecedência.

Desta vez apenas preparei a viagem com cerca de 2 – 3 semanas de antecedência.

Onde esquiar

Existem vários locais onde pode esquiar. Na Europa, pode-se fazer em Espanha, Andorra, Itália, Suíça, França, Áustria, por exemplo. Nos Estados Unidos existem vários locais como o Colorado, Aspen, e na América do Sul pode-se fazer na Argentina.

Optamos por Andorra, devido à distância e relação qualidade-preço.

Fomos de avião até Barcelona, alugamos um carro no aeroporto. Pode optar por fazer uma viagem em conjunto com Barcelona, veja o nosso Roteiro de Barcelona.

Como já conhecíamos e não tínhamos tempo disponível acabamos por não dar uma volta ao centro, com muita pena minha, pois, adoro Barcelona.

Nota: As informações abaixo refletem a nossa experiência em Andorra, em outros locais algumas coisas poderão variar.

Qual é a melhor altura para esquiar

Na Europa, a época costuma começar em novembro e vai até março. Os melhores meses para a prática são de dezembro a Fevereiro.

Esqui ou “snowboard”

Decidimos experimentar primeiro esqui, mas se estão habituados ao “skate”, o “snowboard” pode ser uma boa opção, apesar de ser diferente.

O que é preciso para esquiar

Equipamentos, Roupa e acessórios

O que preciso de alugar:

• Botas
  • Esquis
  • Bastões de esqui
  • Capacete

Preços do aluguer de equipamentos

O mínimo para alugar o equipamento por dia em Andorra são cerca de 15 – 20 €/pessoa, isto a opção mais básica.

Onde alugar

Existem várias lojas que fazem o serviço de aluguer de equipamentos.

Fizemos a nossa reserva no Skiset, que é sítio “web” onde pode reservar equipamentos de esqui ou “snowboard” com bons preços em vários locais de esqui no Mundo.

Eles indicam as zonas e lojas onde podem fazer o levantamento, na nossa zona era o Esports Rossell.

Fomos levantar na Loja La Massana, que era onde estávamos alojados, e guardamos os esquis no nosso hotel, que tinha cacifos gratuitos para o efeito.

No entanto, se fosse hoje preferia alugar o equipamento e cacifo na loja Esports Rossell de PAL, que fica mesmo na estância. Pois, é mais prático e fácil calçar e andar com equipamento lá, em vez de o levar da vila.

Os equipamentos podem ser levantados a partir das 16h do dia anterior ao aluguer e devolvidos até as 10h do dia seguinte ao último dia de aluguer.

Esquiar

Que roupa vestir para fazer esqui:

• Casaco impermeável quente e curto;
  • Calças impermeáveis e quentes;
  • Roupa interior térmica;
  • Camisola polar;
  • Luvas impermeáveis e quentes;
  • Meias de esqui (quentes, mas não muito grossas);
  • Óculos de sol especial neve;

Optamos por comprar todos os produtos em Portugal, na Decathlon e Sportzone. Como era uma experiência não valia a pena gastar muito dinheiro com a roupa, por isso compramos a mais básica que havia para o efeito.

As calças, por exemplo, ficaram estragadas logo lá em poucos dias, que já nem as trouxemos de volta.

Acessórios:

• Óculos de sol especial neve;
  • Protetor solar (filtro), a neve reflete a luz do sol por ser branca, por isso pode ficar com queimaduras solares mesmo a fazer frio;
  • Cremes hidratantes;
  • Batom cieiro;

O que é o “Forfait”

O Forfait é algo que permite utilizar os equipamentos mecânicos na estância. Tanto para subir de teleférico desde da vila, como para depois para subir as colinas.

Sem Forfait, é necessário subir as colinas a pé, com neve não é o mais recomendável. Apesar de ser caro e mais um valor a adicionar, não faz sentido não adquirir.

Compramos em conjunto com o hotel para ficar mais em conta. Quando chegamos ao hotel já os tinham na receção.

Podem comprar para a estância toda, para parte da estância, por meio-dia, 1 dia, ou vários dias.

Dica: Devem levar o bilhete no bolso esquerdo do casaco, porque depois lá não dá jeito utilizar as mãos para o passar, e os sensores estão todos no lado esquerdo.

Aulas de esqui

Para quem nunca fez esqui ou já não faz a algum tempo é indispensável ter aulas de esqui.

Existem 2 categorias de aulas, de grupo e privadas. As primeiras são mais baratas, mas mais limitadas em datas e a aprendizagem é mais lenta.

As aulas privadas são mais caras, mas para além de serem mais flexíveis, a aprendizagem é mais rápida, pois, o professor esta dedicado.

Em Andorra as aulas de grupo começam de segunda a quinta ou à sexta, ou sábados e domingos, apenas tem datas diferentes no Natal, Carnaval e Pascoa.

As aulas de grupo ficam por 74 € (adulto) e 70 € (crianças) aos fins de semana, e por 130/140 € (adultos) e 120/130 € (crianças) durante a semana.

Preço das aulas de grupo em Vallnord

As aulas privadas são ao gosto dos alunos, desde que haja disponibilidade, por isso se recomenda a reserva antecipada.

As nossas aulas foram 2 dias por 2 horas cada e ficaram por cerca de 160 € para os 2.

Como não conhecíamos os professores, não reservamos em nenhum em particular, mas foi escolhido um aleatoriamente. O nosso professor foi muito atencioso e tinha como muita paciência para nos ensinar.

Haviam aulas em Espanhol, inglês, Catalão e Francês. Acabamos por escolher em Espanhol.

Estações de Esqui

Em Andorra existem 2 estações de esqui, a Vallnord e a Grandvalira.

Optamos pela Vallnord e ficamos pela zona do Pal. Convém irem para a mais próxima de onde vão ficar alojados. Por isso, escolham à estação ou hotel preferidos.

O preço dos Forfait variam conforme a estação de esqui, os dias e se querem a toda a estação ou apenas parte.

Por exemplo: compramos entradas para 2 dias na estação de Vallnord, e apenas para a zona de Pal, pois, não iríamos ir para o Arisal, pelo que não valia a pena gastar mais dinheiro.

Recomendamos a compra do “Forfait” “online” ou em conjunto com o hotel, para ficar mais em conta.

Pistas

As pistas para os iniciantes são as azuis e as verdes, mas não se preocupem muito com as pistas. Pois, nas aulas vão perceber quais são e vão usar apenas essas pistas para treinar quando não estão com o professor.

Como são os dias a esquiar:

O dia começa cedo, após o pequeno-almoço as pessoas partem para as estações de Esqui, que abrem as 9h, os meios mecânicos para o transporte para a estância in inicia as 8h.

Podem fazer as aulas de manhã ou de tarde, mas recomendamos que o façam de manhã e depois a tarde utilizem para praticar o que aprenderam de manhã.

Podem almoçar nas estações existem muitas ofertas de restaurantes e bares. Sandes grande e bebida por 12 €, prato no restaurante bufete por 14 €.

As pistas fecham cedo (17h), a partir das 16h já estão todos a descer.

Depois o resto do dia é passado no SPA, por isso se o vosso hotel não tem SPA podem ir ao Caldea em Andorra la Vella.

Esquiar

Seguro para a prática de Esqui

É muito importante fazer um seguro que cubra a prática de Esqui, nem todos os seguros incluem a desportos de aventura.

O seguro tem de indicar especificamente a prática de esqui, tenha muito cuidado nisso.

Não deixe de fazer seguro, aqui é mais importante do que nos outros locais, pois, a probabilidade de ser aleijar é grande.

Para além dos tratamentos e exames pode ser necessário retira-lo da pista, transporta-lo de helicóptero e tudo isso tem custos elevados.

Não se esqueça de andar sempre com os dados do seu seguro, contactos e número de apólices.

Infelizmente tivemos alguma experiência nos cuidados de saúde em Andorra, no nosso caso específico não foi a praticar esqui, mas a descer escadas.

O meu marido caiu a descer umas escadas com neve e molhadas e tivemos de acionar o seguro.

Descobrimos que o seguro que contratamos não incluía o único hospital de Andorra: Nostra Senyora de Meritxell.

Apenas incluía os centros médicos das estações de esqui, que para além de não terem equipamentos para exames, como de raio-X, não fazia sentido ir para uma estação de esqui quando o acidente ocorreu na vila.

O Hospital Nostra Senyora de Meritxell para além de não ter acordo com o seguro, também não tem com o cartão europeu de saúde (que sempre levamos nas viagens na Europa), tivemos de pagar os serviços nós para depois sermos reembolsados pelo seguro.

Para isso, tivemos de ter o dinheiro disponível, se não tivéssemos ficávamos sem atendimento. Só para iniciar o processo eram 203 €, mais todos os exames, analises e cuidados que fossem necessários.

Felizmente não era nada grave e a conta não ficou muito mais alta, mas é sempre complicado.

Por isso, se pretenderem ir à Andorra confirmem se o seguro que vão adquirir tem acordo com esse hospital. Acredito que a maioria não tenha acordo, pois, haviam lá muitos turistas a pagar os serviços ao hospital.

O que achamos

Foi uma experiência gira, gostávamos de repetir durante mais tempo, mas é muito duro, quanto mais se estiver preparado fisicamente, melhor se consegue fazer e aproveitar.