Potsdam na Alemanha — desde Berlim

Potsdam é uma cidade Alemã, próxima a Berlim, que pertence à região do Brandemburgo.

Reservamos um dia do nosso roteiro em Berlim para conhecer Potsdam, mas não dormimos em Potsdam, fizemos um bate-volta desde Berlim.

Potsdam

A cidade de Potsdam foi a residência de verão dos Reis da Prússia, por isso, na cidade existem diversos palácios e parques, englobando cerca de 500 hectares de parques e mais de 150 edifícios entre o Séc XVIII e o início séc XX.

O Palácio mais conhecido é o de “Sanssouci”, e as visitas tem horário de visita marcado, pelo que é recomendada a marcação logo que se chegue ao complexo ou antecipadamente.

O palácio e os seus jardins foram classificados como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Potsdam faz lembrar Sintra, porque como em Sintra, já cheia de Palácios, Palacetes e jardins. Tal como em Sintra, não é possível visitar tudo num só dia, por isso, se tiver oportunidade, fique uma noite ou duas em Potsdam.

Para além dos Palácios e Parques, Potsdam é uma cidade de universitária, pois existem universidades públicas e locais de pesquisa, pelo que se veem muitos jovens pela cidade.

Como chegar desde Berlim

Comboio desde do Centro de Berlim

Pode ir de comboio desde centro de Berlim, o S-Bahn 7 passa nas estações Alexanderplatz, Berlim Hauptbahnof ou Zoologischer Garten (por exemplo), deve apanhar no sentido Postdam HBF.

A viagem de comboio de Berlim até Potsdam demora cerca de 45 min.

Bilhetes de transporte

É necessário escolher as zonas ABC desde Berlim, porque Berlim fica na zona AB e Postdam fica na zona C.

Existem as opções:
  • Passe de 1 Dia – coroas A/B/C da zona de Berlim por 7,70€, ou se já tiverem o passe para vários dias sem a Zona C, tem de comprar um suplemento por 1,60€
  • Passe de 7 dias – coroas A/B/C da zona de Berlim por 37,70€
  • Berlin WelcomeCard – – coroas A/B/C da zona de Berlim, vários valores, depende do número de dias.

As opções acima permitem também o uso dos transportes em Postdam, pelo que optamos pelo bilhete diário.

Potsdam

Autocarros desde estação de comboios até ao Palácio

Na estação Potsdam HBF podem apanhar um autocarro até a estação pretendida. Para o Palácio de Sanssouci podem apanhar o autocarro 695 ou X15 e sair na paragem Schloss Sanssouci.

Da estação até aos palácios a pé é cerca de 40min, pelo que recomendamos que utilize os autocarros, pois são regulares e demoram cerca de 10/15 min até aos palácios.

Dica: Antes de apanharem o autocarro, comprem algo para comer, pois nos palácios a oferta é muito reduzida e cara. Para além, que nos jardins dos palácios existem muitos locais onde podem comer o lanchinho.

Parque de Sanssouci

Trata-se do complexo principal de Palácios e jardins de Potsdam.

Bilhetes

Quando lá chegamos o primeiro que fizemos foi comprar os bilhetes, pois a entrada no palácio de Sanssouci tem horário marcado e um número limitado de entradas.

Fomos de manhã e mesmo assim, só conseguimos marcação para visitar o Palácio de Sanssouci para as 14h.

Optamos pelo bilhete Sanssouci +, que custou 19€/pessoa, porque dava acesso a todos os palácios de Potsdam durante o dia inteiro.

Potsdam

Contudo, para tirar fotos no interior dos Palácios é necessário pagar ainda uma taxa extra de 3€.

Os centros de visitantes, onde vendem os bilhetes localizam-se ao pé do moinho histórico e ao pé do Novo Palácio.

Moinho de vento Histórico

Começamos a visita ao Moinho Histórico, porque não precisa de hora marcada e encontra-se logo ao lado da bilheteira.

Trata-se de um moinho ao estilo holandês que remonta a 1791, no entanto, em 1945 sofreu um incêndio, sendo reconstruido em 1993.

Os jardins

Em todo o parque existem magníficos jardins, o acesso aos mesmos é gratuito.

No entanto, se quiser visitar apenas os jardins, pode pagar uma taxa voluntária de 2€ e dão um folheto com um mapa e uma lista de atrações no parque.

Palácio de Galeria de Pinturas

Ao lado do Palácio de Sanssouci encontra-se o Palácio de Galeria de Pinturas, onde estão obras de Rubens, Van Dick, Caravaggio, entre outros artistas.

Palacio de Sanssouci

O Palácio foi terminado em 1747, sendo construido por ordem do Rei Frederico, o Grande.

A frente do Palácio existe um jardim com socalcos, a fachada do edifício é em Rococó e tem uma cúpula verde.

Centro de Potsdam

Após a visita ao Palácio de Sanssouci e, porque já estavamos esfomeados, apanhamos o autocarro até ao centro de Potsdam para comer algo.

No centro de Potsdam tem várias opções para comer à qualquer hora do dia.

O centro histórico de Potsdam é muito bonito e com várias atrações, como o portão de Branden-burger, e a igreja de São Pedro e São Paulo.

Novo Palácio de Sanssouci

É um Palácio construido em 1769 por ordem do Rei Frederico, o grande, em estilo Rococó.

No entanto, não conseguimos visitar, porque era terça-feira, e nesse dia encontrava-se encerrado.

Contudo, conseguimos ver a parte exterior do mesmo, e percebe-se que é mesmo magnifico.

Novo Palácio de Sanssouci

Banhos Romanos

No parque existe uma mansão italiana com Banhos Romanos, fiquei muito impressionada pelo estado de conservação dos Banhos Romanos.

Trata-se de uma casa de estilo romântico com pavilhão de chá, salão de arcadas, e uma grande Pérgula, para além dos banhos romanos.

Schloss Charlottenhof

Visitamos Schloss Charlottenhof as 16:30, pois a visita é reservada e guiada em apenas em Alemão, no entanto, para quem não domina o Alemão é dado um folheto em inglês com as informações de cada sala.

Não é permitido entrar com sapatos, por isso tivemos de calçar uns chinelos fornecidos por eles para fazer a visita.

O Pequeno Palácio foi mandado construir pelo príncipe Karl Friedrich Schinkel para a sua esposa Elisabeth.

Orangerieschloss

É um Palácio construido em 1864, e a sua principal atração é a sala de Raffael, com obras do artista expostas.

Contudo, já passamos pelo Palácio ao fim do dia, pelo que já estava encerrado, apenas conseguimos ver o seu esplendor por fora.

Orangerieschloss
Dica: Mesmo com um dia inteiro em Potsdam não conseguimos ver todas as atrações do Parque de Sanssouci, pelo que se puder reserve uma noite em Potsdam e aplique 2 dias para conhecer todas as atrações da cidade.