Portimão, no Algarve, é uma conhecida zona balnear, por isso muito procurada no Verão. Contudo, Portimão dividi-se em 2 zonas: a zona junto a praia e a zona do Centro histórico e zona ribeirinha.
Na zona na praia da Rocha, existem diversos cafés, restaurantes, discotecas, hotéis, lojas, entre outros, contudo muito direcionados para clientes estrangeiros.
A zona do Centro histórico e da zona ribeirinha é uma zona mais antiga, mas também muito agradável.
Acho uma zona muito agradável para um passeio nocturno ou para um final de dia de praia, pois nesta zona também existem diversos restaurantes e cafés e diversos hotéis e residenciais.
Aqui também fica localizada a estação Ferroviária de Portimão, por isso é uma boa localização se vier de comboio.
Entre a Marina de Portimão e a praia fica a Fortaleza de Santa Catarina, com entrada gratuita e com um bom miradouro/mirante.
Centro Histórico de Portimão
No centro histórico de Portimão podemos encontrar a sua Igreja Matriz, a Igreja do Colégio na Praça da República.
No centro histórico pode encontrar os restaurantes mais tradicionais e menos turísticos de Portimão, como, por exemplo, a Pastelaria Arade.
Para saber as minhas recomendações visite: Onde comer em Portimão.
Junto a Pastelaria Arade, que fica no Largo 1º de Maio, podemos encontrar o Teatro Tempo, num antigo Palacete, e os azulejos que contam a história da cidade nos painéis dos bancos de jardim do largo.

Zona Ribeirinha
Portimão fica localizado junto a foz do rio Arade, e tem uma bonita zona ribeirinha, ideal para um passeio até de dia ou de noite é muito agradável.
A zona ribeirinha compreende a zona desde da Ponte (onde fica o Restaurante Dona Barca, que recomendei aqui) até ao Museu de Portimão.
Bem como, nesta zona localizam-se vários cafés e restaurantes, alguns com esplanada.
Museu de Portimão
Fica junto a Marina de Portimão, pois trata-se de uma antiga fábrica de conservas.
Esta dividido em três partes, a primeira conta a origem e história de Portimão, bem como a sua função estratégica, e os povos que outrora lá habitaram: ocupação romana e islâmica.
Uma segunda parte conta a história do local do museu, da sua fábrica de conserva de peixe.
Na terceira e ultima parte tem-se acesso à antiga cisterna da Fábrica.
O museu tem o custo de 3€
Mapa de Portimão com os pontos de interesse:



Obrigada Marina
excelentes opções