Ek Balam e Valladolid no México

A viagem para Ek Balam e Valladolid fez parte de uma excursão organizada pela Exploratours que incluía também Chichen Itza e um Cenote.

Valladolid

A cidade de Valladolid é uma antiga cidade colonial e a 3.ª maior cidade da península de Yucatán.

O nosso autocarro parou junto a praça principal, que se chama parque Francisco Cantón Rosado, que é uma zona central da cidade.

A praça tem uns bancos caraterísticos do México, isto é, são virados uns para os outros.

A cidade é muito engraçada, uma vez que é construida com casinhas coloridas, num estilo colonial.

Num dos cantos da praça encontra-se Tienda Chocolate, que é uma loja que vende chocolates artesanais. Onde entramos e podemos experimentar e comprar chocolates para adoçar a nossa viagem.

Valladolid

Na cidade existem vários hotéis, restaurantes e comercio, por isso, se fizer a viagem por sua conta, por ser uma boa opção passar uma noite nesta cidade.

No outro lado da praça encontra-se a Catedral de San Gervasio, também conhecida como Catedral de Valladolid, também construida em estilo colonial.

Valladolid

Foi muito interessante conhecer uma cidade colonial, uma vez que, as cidades da Riviera Maya são mais recentes e não tem as caraterísticas de uma cidade antiga como Valladolid.

Se tiver tempo visite também a Casa de los Venados, que fica junto a praça. Trata-se de um museu de arte popular mexicana. A entrada é gratuita, mas é solicitado um donativo.

Ek Balam

Após o almoço visitámos o Ek Balam, que significa Jaguar Negro. É um sítio arqueológico só disponível para visitas mais recentemente, uma vez que só começaram a retirar a vegetação em 1998.

Apesar de terem retirado a vegetação de cima das ruínas, a sua volta continua a ser uma floresta.

Ek Balam

Neste sítio arqueológico é possível subir na pirâmide, que aqui se chama Acrópole, como na Grécia antiga.

Ao longo da pirâmide, nas laterais encontram-se vários espaços onde que podem visualizar diversas esculturas.

No entanto, a mais conhecida é a tumba do rei e o altar do jaguar, ambos feitos de estuque e protegidos por um telhado de colmo.

O Altar de Jaguar tem as presas do jaguar construidas em estuque.

Ek Balam

Numa das zonas do complexo de ruínas, e como é comum no mundo Maya, aqui também existe um espaço onde se jogava o jogo da bola.

Que apesar de ser chamado de jogo, é algo mortal, uma vez que um dos jogadores era morto e dado para sacrifício aos deuses.

Ek Balam

Uma das atrações é o Palácio Oval, que se trata de um dos templos do complexo, também é possível subir ao mesmo.

Ek Balam

A cidade é toda murada, e o acesso à mesma é feito através de Arco de entrada, onde é necessario subir e depois descer para ter acesso a mesma.

Ek Balam

Gostei do passeio, mas penso que seria mais interessante retirar uma das visitas e aproveitar com mais calma o Chichen Itza e o Cenote.

Veja também:
Chichen Itza e o Cenote Saamal
As Ruínas de Tulum.

O que precisa para preparar a sua viagem

Prepare a sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Não paga nada à mais por isso e ajuda o blog a continuar produzir conteúdo.

Contem links afiliados, só recomendamos serviços que confiamos e utilizamos.

Follow Lu:
Sou Geógrafa e vivo em Lisboa. Viajar é uma Paixão, adoro conhecer locais novos, a sua gastronomia, as suas gentes e a sua cultura. Gosto de tudo relacionado com viagens, adoro planear as minhas viagens.
Latest posts from

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscrever a newsletter!