Trastevere

Trastevere é um bairro que tem um ar diferente do resto de Roma mas também bastante interessante, considero que é onde se pode encontrar o mais autentico de Roma, que cada vez mais tem atraído turistas.

É possível aceder a pé ou de eléctrico (bonde) desde da Piazza Venezia. Nós escolhemos ir para lá a pé e regressar de eletrico (bonde).

Entramos em Trastevere pela ponte Palatino e queríamos conhecer a Igreja de Santa Cecília, mas não foi possível, pois andamos a deambular pela zona e não a encontramos (quando chegamos a casa é que percebemos que estava mesmo ali ao lado).

Passamos pela Chiesetta di Santa Maria in Cappella, que se encontrava fechada, pensando que podia ser a igreja que procurávamos mas não era.

Ali ao lado encontrava-se o Ospitale di Santa Francesca Romana e nesta zona existem vários restaurantes e cafés que parecem ser muito agradáveis.

Continuamos pelas ruas, onde encontramos a Igreja Santa Maria dell’Orto (que fica bem próximo a igreja de santa Cecília mas não a vimos.) Fomos para o lado contrario à Igreja em direcção ao convento de San Francesco a Ripa.

E finalmente chegamos ao centro de Trastevere, onde passa o eléctrico (bonde).

 

Daqui seguimos em direcção a Igreja de Santa Maria em Trastevere, que é a Igreja principal.

Encontrava-se aberta e é de entrada gratuita.

Nesta igreja destaca-se os mosaicos da fachada, o Campanilo Romanesco, o pórtico, o tecto de Domenichico, os mosaicos em ouro, as colunas romanas que vieram das Terme di Caracalla.

Após a visita fomos almoçar numa esplanada ali ao lado, muito agradável e por um óptimo preço, na Grazia e Graziela.

Após o almoço uma italiana num café ali próximo, como um copo de água da torneira sem pedir, não sei se é habito beber antes ou depois do café.

Dica: Se quiser visitar a Vila Farnesina siga para Norte, esta Vila fica localizada em Trastevere. As Vilas são antigos Palacetes Italianos, alguns podem ser visitados em Roma, a Vila Farnesina é uma delas.

Nesta zona existe uma grande variedade de restaurantes e cafés. E muitos edifícios nesta zona tem heras na fachada, que acho lindo!

Pelo caminho ainda passamos pela Basilica de San Crisogono.

E fomos apanhar o eléctrico (bonde) que nos leva até a piazza Venezia passando pelo Largo di Torre Argentina.

O bilhete é o mesmo do metro e dos autocarros, ou pode utilizar o Roma Pass ou os Passes dos transportes públicos.

Mapa do nosso passeio em Trastevere:

Deixar uma resposta