Gerês, Braga e Guimarães — Roteiro

Em janeiro, por altura do meu aniversário temos com hábito fazer uma viagem, por isso desta vez a escolha caiu sobre Gerês, Braga e Guimarães.

Felizmente apanhamos bom tempo, pois em janeiro o tempo é muito incerto. Contudo, estava doente, pelo que tive de fazer algumas alterações ao planeado inicialmente.

Dia 1 – Gerês

Chegamos de noite, por isso fomos diretos para o nosso hotel São Bento da Porta Aberta, devido a estar doente cheguei ao Geres bem mais tarde do que o desejado.

Por isso, neste primeiro dia apenas jantamos no restaurante do hotel e demos uma voltinha junto ao hotel, pois a noite estava bastante fria e eu não podia apanhar muito frio, pois estava em recuperação.

Dia 2 – Gerês

Neste dia primeiro dia efetivo, fomos conhecer o Santuário de São Bento da Porta Aberta, que ficava mesmo junto ao nosso hotel.

Veja mais no artigo Santuário de São Bento da Porta Aberta.

Almoçamos na Vila do Gerês, e depois seguimos até a barragem de Vilarinho das Furnas.

Gerês

Demos uma pequena caminhada na zona com a esperança de ver as ruínas de Vilarinho das Furnas, mas a barragem estava cheia, era impossível conseguir ver, provavelmente no verão consegue-se ver.

Após a caminhada, regressamos ao carro e continuamos até ao Campo do Gerês.

Campo do Gerês

No Campo do Gerês encontram-se 2 grandes espigueiros.

Gerês

Nesta zona veem-se imensos espigueiros espalhados, de todos os tamanhos, seja junto a residências, bem como em locais públicos.

Os espigueiros eram locais para secar o milho longe dos roedores.

Depois partimos a descoberta de carro, sem saber bem onde andamos, só sabíamos estarmos no Gerês.

Gerês

Pelo caminho encontramos as famosas vaquinhas a passear descontraidamente na estrada.

Num dos locais onde passamos, paramos junto a uma Igreja, de onde tínhamos uma bela vista.

Assim terminamos o segundo dia de Viagem.

Dia 3 – Gerês e Braga

Neste terceiro dia, passamos a manhã no Gerês.

Miradouro da Pedra Bela

Era a última manhã no Gerês, pelo que decidimos ir ao miradouro da Pedra Bela e a Cascata do Arade.

Gerês

Seguimos pela Vila do Gerês e subimos desta vez em direção ao miradouro.

A vista do miradouro é realmente bela, não sei se era a melhor altura para a vista, mas gostei muito da vista que tivemos pela manhã.

Seguimos caminho até a Cascata do Arade.

Cascata do Arade

A Cascata do Arade é de fácil acesso e parcialmente visível da estrada.

Na Cascata não estava mais ninguém, provavelmente por ser inverno.

Gerês

Junto a cascata encontra-se uma ponte romana.

Continuamos caminho pela Ermida e regressamos ao hotel para check out e para o almoço, efetuado cedo, no restaurante buffet do hotel, que tinha acabado de abrir.

Póvoa do Lanhoso

À tarde seguimos para Braga, ainda paramos em Póvoa do Lanhoso.

Logo a seguir ao almoço seguimos caminho.

Paramos num miradouro pelo caminho.
Onde se encontrava mais uma Igreja de granito.

Depois paramos em Póvoa de Lanhoso para visitar o castelo.

O castelo encontra-se muito bem conservado.

A entrada é gratuita.

As vistas também são ótimas.

O castelo fica localizado no monte do Pilar.

Braga

Nesse dia ainda conseguimos visitar os Santuários de Braga e um pouco do Centro.

Visita aos Santuários

Logo que chegamos a Braga, deixamos as malas no hotel e partimos à descoberta.

Começamos pelo Santuário Bom Jesus Braga. Subimos até ao topo de carro e depois exploramos a zona.

Tenho um trauma de criança de subir as longas escadarias do santuário de Lamego, pelo que subir as escadarias do Bom Jesus Braga, estava completamente de lado.

Também é possível subir de ascensor, que deve ser bastante agradável.

Daqui fomos para o Santuário da Nossa Senhora do Sameiro. Estava a decorrer uma missa pelo que não entramos na Igreja.

Quando descemos de carro paramos no sopé do Santuário do Bom Jesus do Monte, para ver a escadaria.

Passamos também junto ao acesso inferior do ascensor do monte.

Dia 4 – Braga e Guimarães

Tomamos o Pequeno-almoço numa das pastelarias características da cidade de Braga, bem como passeamos um pouco pela cidade.

Logo após, fomos conhecer a Citânia de Briteiros, que é um antigo povoado histórico da península Ibérica.

Depois fomos conhecer o centro histórico de Guimarães, o Castelo e o Paço dos Duques, assim, pode ver mais sobre a nossa viagem clicando nos links para ver os restantes artigos.

Ficamos com pena de não subir a Penha, e de não ficar mais tempo na cidade, pois adoramos.

Transporte para Gerês

A viagem foi efetuada de carro, foi a melhor forma de realizar a viagem, principalmente no Gerês e no inverno, mas se a viagem for apenas para Braga e Guimarães o transporte publico é uma hipótese viável.

Onde dormir no Gerês

Geralmente fico apenas num hotel na viagem, mas desta vez a opção de ficar em 2 hotéis, em 2 lugares diferentes era mais viável.

Como já indiquei, ligo pouco as estrelas dos hotéis, ligo mais ao preço, qualidade de serviço, localização, limpeza, mas desta vez por coincidência e devido à relação qualidade-preço que consegui, fiquei em 2 hotéis de 4 Estrelas.

Alojamento no Gerês – Hotel São Bento Porta Aberta

Alojamento em Braga – Hotel Mercure Braga Centro

Onde comer no Gerês

Casa Capela

O único restaurante que estava cheio num almoço de sábado, bem como era um dos poucos espaços abertos na vila do Gerês
Aberto até tarde, 14:30, quando saímos, ainda iam servir um grande grupo e sem marcação, por isso se almoça tarde é uma boa opção.

Comemos a Costeleta Barrosã, que tinha o nome da casa, que era enorme e estava excelente, bem como o atendimento e comida são ótimos.

Adega do Ramalho

Fica localizada na entrada da Vila do Gerês e tem um ambiente rústico e familiar, mas é dificuldade de estacionar.

Contudo, chegue cedo, as 20h de um sábado já não havia Cabrito no forno e apenas uma mesa.

Todavia, como queríamos algo mais leve, escolhemos Caldo Verde e uma dose de vitela, e a comida estava excelente.

Nota: As doses no Gerês são muito bem servidas, uma dose para 2 chega e sobra.

Em resumo

Adoramos a viagem, mas ficamos com vontade de regressar ao Gerês no verão.

Por fim, a viagem ideal seria de pelo menos 4 dias no Gerês e 2 dias em Braga e 2 dias em Guimarães.

Contudo, por ser inverno foi a viagem possível, de futuro, iremos ter novas oportunidades para conhecer melhor o Norte de Portugal.

Passar apenas 1 dia no Gerês

Se tiver no Porto ou em Braga e quiser passar um dia no Gerês, existem excursões muito interessantes de 1 dia, com transporte, caíque, caminhada e almoço, por isso, pode ser também uma opção.

Prepare a sua viagem

Prepare a sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Não paga mais nada por isso e ajuda o blog a continuar produzir conteúdo.

Contém links afiliados que só recomendamos porque utilizamos os serviços e confiamos.

Não enviamos SPAM!

Follow Lu:
Sou Geógrafa e vivo em Lisboa. Viajar é uma Paixão, adoro conhecer locais novos, a sua gastronomia, as suas gentes e a sua cultura. Gosto de tudo relacionado com viagens, adoro planear as minhas viagens.
Latest posts from

3 Responses

1. […] Roteiro pelo Gerês, Braga e Guimarães […]

2. Lou

Obrigada pelo comentário Filipa. Fica registada a tua sugestão numa próxima viagem 🙂 obrigada, beijinhos

3. Filipa

O Ibis de Braga é mto bom 😉 Aconselho a fazer Ponte da Barca-Lindoso-Espanha-Portela do Homem 😉