Roteiro de 4 dias na Madeira

Há muito tempo que queríamos conhecer a nossa ilha da Madeira, finalmente em junho realizamos a viagem de 4 dias na ilha da Madeira.

A forma mais fácil para locomoção na ilha, é sem dúvida o carro, pelo que alugamos desde do aeroporto.

Roteiro de 4 dias na Madeira

Dia 1 – Domingo

Como sempre alugamos o carro online pela RentalCars e optamos pela empresa que nos deu melhores condições, que foi na altura a InsularCar.

A empresa não tem balcão no aeroporto, mas vão entregar o carro e recolher no aeroporto, basta indicar a hora.

Como chegamos cedo, pelas 9:00, mas tínhamos reserva do carro apenas as 9:30, tivemos de esperar, pois, a empresa que nos ia entregar o carro, ainda não tinha chegado.

Contamos tudo sobre o aluguer no artigo: Como alugar carro na ilha da Madeira.

Alojamento

Após tratar da papelada, seguimos em direção ao hotel, não sabíamos se conseguíamos entrar, mas pelo menos as malas, queríamos deixar.

Quando chegamos às imediações da Residencial Monumental que reservámos no Lido, descobrimos que afinal não tinham parque de estacionamento como indicado.

Lá fui com as malas, enquanto ele procurava onde estacionar, mas não estava fácil. Lá consegui fazer check-in e deixar rapidamente as malas no quarto, e voltar para o carro, uma vez que ele não tinha conseguido encontrar lugar.

No entanto, como ainda tínhamos tempo antes do almoço, seguimos da Residencial para Câmara de Lobos.

Gostamos muito Câmara de Lobos, é uma vila piscatória muito acolhedora.

Onde comer

Para almoçar fomos ao famoso Restaurante Santo António, no Estreito da Câmara de Lobos.

Experimentamos a famosa espetada em pau de louro e como entrada o Bolo do Caco com manteiga e alho, e de sobremesa o pudim de maracujá.

Quando chegamos ainda não estavam abertos, ainda tivemos de esperar uns 10 min, mas valeu a pena, o restaurante é ótimo, recomendo.

Mais sugestões de Que Comer e Onde Comer na Madeira neste artigo.

Miradouro do Cabo Girão

Depois do almoço fomos ao Miradouro do Cabo Girão, muito giro, apesar de a zona de vidro ser um pouco assustadora. Contudo, as vistas são fantásticas, vale muito a pena conhecer.

Ribeira Brava

Depois fomos à Ribeira Brava, experimentar a famosa Poncha da Serra d’Água, não foi fácil de encontrar, pois, no GPS estava no sítio errado, mas depois descobrimos que tínhamos passado por ela e nem vimos.

Grutas de São Vicente

Estávamos na dúvida se íamos visitar as Grutas de São Vicente, mas resolvemos visitar, na zona exterior encontra-se um bonito jardim.

As grutas não deslumbram, pois, são túneis construídos pela lava do Vulcão e não de origem calcaria como as que existem em Portugal Continental, que faz com que sejam bem mais bonitas.

Nas grutas estava frio e pode cair água do teto, pelo que é recomendado um casaco e sapatos imprevisíveis.

Casas de Santana

Das Grutas seguimos caminho até as famosas Casas de Santana, não são muitas casas e são fáceis de encontrar, mas são muito giras e gratuitas, pelo que vale a pena a visita.

Algumas das casas vendem artigos locais.

Madeira

Pico do Areeiro

Já no final do dia passamos pelo Pico do Areeiro, o meu guia dizia para lá passar depois das 17h devido à neblina e foi o que fizemos. Adoramos o Pico, não é tão turístico, mas muito giro, vale a pena a visita.

Dia 2 – segunda-feira

Curral das Freiras

No segundo dia começamos pelo Miradouro da Eira do Serrado, de onde vimos o famoso Curral das Freiras. A altura é considerável, não é recomendado se tiver medo, mas a experiência vale muito a pena.

Praia da Calheta

Daqui seguimos até à Ponta do Sol, e visitamos a Praia da Calheta.

Porto Moniz

Visitamos também a Ponta do Pargo e Porto Moniz, o objetivo era aproveitar as belas piscinas naturais, mas o tempo naquela zona da ilha estava diferente e não era muito agradável.

Madeira

Continuamos pelo norte da ilha, e fomos conhecer a queda de água “Véu de Noiva”.

Visitamos Ponta Delgada, São Jorge e o Caniçal, sem deixar de passar pela Ponta de São Lourenço.

À noite aproveitamos para visitar o Lido, que foi a zona onde pernoitamos.

Dia 3 – terça-feira

Funchal

Neste terceiro dia o objetivo era conhecer o Centro Histórico do Funchal, o famoso Mercado dos Lavradores e ir até ao Monte.

Para chegar ao Monte optamos pelo Teleférico do Monte, que estava cheio de turistas.

Antes da subida ao Monte, aquando a compra do bilhete optamos por ir ao jardim tropical do Monte Palace.

Trata-se de um bonito jardim, parcialmente um jardim japonês, e com um belo lago.

Madeira

No final temos direito a um copo de vinho da madeira no bar do jardim.

Depois do jardim descemos até ao centro histórico, para almoçar, já bastante esfomeados.

Daqui seguimos até Ponta do Garajau, Santa Cruz e Machico.

Dia 4 – quarta-feira

Jardim Botânico da Madeira

No último dia optamos por ir visitar o Jardim Botânico da Madeira, estávamos com algum receio porque lemos que o jardim estava um pouco destruído, mas não era verdade, o Jardim é fantástico.

Chegamos até ao jardim de carro mas podem ir de Teleférico do Rancho

No fim da viagem passamos novamente na Câmara dos Lobos para nos despedirmos com uma bela espetada Madeirense.

Não esqueça o seguro viagem

Com seguro de viagem a sua viagem será mais segura, e fica mais descansado, pois sabe se acontecer alguma coisa será assistido e não precisa dispensar o seu dinheiro.

Recomendo um seguro com uma boa cobertura, pelo que usamos IATI seguros, parceiro do blog e do qual tem um desconto de 5% se reservar através do nosso link.

Recomendamos a IATI porque realmente consideramos que tem boas coberturas e bom serviço ao cliente, o que consideramos muito importante quando precisamos de o utilizar.

Devido a algumas situações de saúde que já tive, recomendo também que optem para o seguro com a opção cancelamento, e assim se ficar doente antes da viagem não perdem o valor da viagem.

Veja também:

Preparação da Viagem

Residencial Monumental

Prepare a sua viagem

Prepare a sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Não paga mais nada por isso e ajuda o blog a continuar produzir conteúdo.

Contém links afiliados que só recomendamos porque utilizamos os serviços e confiamos.



Não enviamos SPAM!

Follow Lu:
Sou Geógrafa e vivo em Lisboa. Viajar é uma Paixão, adoro conhecer locais novos, a sua gastronomia, as suas gentes e a sua cultura. Gosto de tudo relacionado com viagens, adoro planear as minhas viagens.
Latest posts from

4 Responses

  1. […] Veja também no nosso roteiro de 4 dias na Madeira. […]

  2. […] Veja aqui o Roteiro da Madeira. […]

  3. Maria Gonzalez
    | Responder

    A Madeira é realmente uma terra maravilhosa, eu amei tanto o meu tempo lá em 2018. Também a mergulhar, a Estalagem Da Ponta (https://dive.site/pt/explore/site/estalagem-da-ponta-mELG) é uma aventura única! Vou voltar
    P.S .: Suas fotos são lindas

  4. […] Junho fomos conhecer a Ilha da Madeira, que já estava na nossa lista a algum tempo, e a seguir fomos aproveitar o Verão no Algarve, […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Junte-se a mais de 1000 viajantes e receba a nossa newsletter no seu email com as novidades do blog.