Roteiro de 1 dia em Milão — Itália

Milão foi o primeiro destino da nossa viagem ao norte de Itália, ficamos lá no final da tarde e uma manhã.

Castelo Sforzesco

Começamos no Castelo Sforzesco, que é um castelo construído no século XV por Francesco Sforza, sobre restos duma fortificação anterior datada do século XIV. No interior encontram-se vários museus.

A ideia era aproveitar a última hora dos Museus, que é gratuita, e ver Pietà Rondanini de Michelangelo, mas infelizmente demoramos mais tempo a deixar as malas e quando chegamos já não podíamos entrar, no entanto, mesmo só para visitar o Castelo, que é gratuito já valeu a pena.

Como fomos de metro e saímos na estação de Cadorna, entramos pela Porta di Santo Spirito, junto da Terrione di Santo Spirito, onde entramos para Cortile delle Armi, que é o “pátio” maior do Castelo.

A Torre e entrada principal  é a Torre Umberto l ou do Filarete, do lado esquerdo da Cortile delle Armi temos a Porta di Santo Spirito e do direito Porta del Carmine e a Terrione del Carmine.

Na Cortile delle Armi encontrava-se uma exposição temporária sobre vestidos de noiva e casamentos de reis e princesas.

Exposição temporária no Cortile delle Armi

Seguindo encontram-se Porta Giovia e a Torre de Bona, onde se encontra a bilheteira, as casas de banho e o Bengaleiro.

Depois olhando-se a direita vê-se a Corte Ducale, e pela esquerda entra-se na Cortile della Rocchetta. Regressando ao corredor principal, saí-se do Castelo e entra-se no Parco Sempione, que é imediatamente atrás do Castelo.

Ao redor do Castelo temos os fossos, em alguns deles vivam actualmente alguns gatinhos.

Os fossos onde andam os gatinhos
Os Museus
  • Sala de Pilastri
Corte Ducale
Informações

Localização: Piazza Castello, na zona encontram-se 3 saídas de metro: Cadorna, Cairoli e Lanza.

Horários: Castelo: Segunda a domingo das 7h-19:30 – Museus: Terça a domingo 9-17:30

Preço dos museus: 5€, grátis às terças, quarta a domingo na última hora antes de fechar, no primeiro domingo do mês.

Castelo: gratuito

Mais informações aqui.

Parco Sempione

Mesmo do lado de trás do Castelo Sforzesco encontra-se o belo Parco Sempione, que é um parque urbano.

Trata-se de uma parte do antigo jardim ducal, que serviu como uma reserva de caça.

Encontram-se no parque algumas estátuas e pontes, como o monumento à Napoelão de Francesco Barzaghi, os banhos misteriosos de Chirico, a fonte de água sulfurosa e a torre branca de Gio Ponti.

O parque é muito agradável, no entanto, em algumas zonas impõem um pouco de respeito por algumas pessoas que o frequentem, mas não deixem de ir por esse motivo, pois vale a pena conhecer o parque.

Regressamos ao Castelo Sforzesco, que atravessamos, passando pela porta principal, onde se encontra uma fonte, onde pode descansar ou ouvir música de um artista de rua.

De lá continuamos a pé pelas ruas de Milão até Duomo, que são cerca de 10 min de distância.

Na hora que chegamos o Duomo já se encontrava fechado, mas o objetivo era só mesmo vê-lo por fora, porque só iríamos visita-lo no dia seguinte.

Galeria Vittorio Emanuele

Ao lado do Duomo encontra-se a bela Galeria Vittorio Emanuele, que se encontrava já iluminada.

milão

A entrada é gratuita, afinal trata-se de um “centro comercial”. No interior encontram-se várias lojas, principalmente de marcas de valor mais elevado.

Também pode dar a volta com o calcanhar no tintins do Touro do local, eu optei por não o fazer, mas estava lá um grupo de asiáticos muito contentes a fazer, supostamente dá sorte, os Milaneses só o faziam no ano novo, mas os turistas fazem-no todo o ano.

No dia seguinte visitamos o Duomo de Milão com visita aos terraços, que estará num post diferente.

Mais para visitar em Milão

A zona de Navigli, conhecida pelos seus cafés e restaurantes, que se encontra junto de um canal.

A Igreja Santa Maria delle Grazie onde se encontra a pintura “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Para conseguir bilhetes para ver a última seia não é fácil, as entradas são muito limitadas e podem ser compradas online nou por telefone: 0292800360.

A visita dura 15 minutos e apenas podem estar 30 visitantes em cada visita. O Cenacolo Vinciano fica na piazza Santa Maria delle Grazie, um pouco mais afastada do centro da cidade.

Horários: Terça a domingo das 8:15h as 19h — Preço: 12 €

Veja também: como andar de comboio em Itália.

Prepare a sua viagem

Prepare a sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Não paga mais nada por isso e ajuda o blog a continuar produzir conteúdo.

Contém links afiliados que só recomendamos porque utilizamos os serviços e confiamos.

Não enviamos SPAM!

Follow Lu:
Sou Geógrafa e vivo em Lisboa. Viajar é uma Paixão, adoro conhecer locais novos, a sua gastronomia, as suas gentes e a sua cultura. Gosto de tudo relacionado com viagens, adoro planear as minhas viagens.