Rota das esculturas de Barcelona

Quando estivemos em Barcelona passamos por várias esculturas espalhadas pela cidade, e por isso decidi fazer uma rota das esculturas de Barcelona.

Por isso, vou apresentá-las de acordo como a minha viagem foi realizada.

Não irei apresentar todas as presentes em Barcelona, uma vez que não planei conhecê-las todas, por isso irei apenas apresentar as que vi.

Escultura de Miró

A primeira que encontrei foi em frente a Fundação Miró, e por isso só pedia ser uma escultura de Miró.

Escultura em frente à Fundação Miró

A Nuvem de Tàpies

Em cima da fundação Antoni Tàpies vi a escultura “a nuvem” que surpreendentemente se encontra no topo da fundação.

ArticketBCN

Dica: Se quiser visitar vários museus em Barcelona pode adquirir o ArticketBCN e pode entrar em 6 museus de arte em Barcelona por um preço em conta e sem fila.

Atualmente a Getyourguide está com uma promoção e a entrada este passaporte para entrar nos museus custa 35 €, em vez de 63,64 €.

Inclui a entrada nos Museus:

• Museu de Arte Contemporânea de Barcelona
  • Museu Picasso de Barcelona
  • Fundação Antoni Tàpies
  • Fundação Joan Miró
  • Museu Nacional de Arte da Catalunha
  • Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona

Basta visitar 3 destes museus para ser vantajoso e tem um ano para usar, por isso, pode usar quando quiser na sua viagem ou mesmo em várias viagens no período de um ano.

Ao adquirir online, basta trocar o voucher pelo passaporte Articket na entrada para o efeito na sua primeira visita.

Esculturas de Marès

No pátio do museu Frederic Marès encontrei algumas esculturas, por conseguinte eram Marès.

A maioria das esculturas vimos no Port Vell, Barceloneta e Vila Olimpica, pois foram colocados após a revitalização da zona para os jogos olímpicos de 1992.

As Ondas

Em Port Vell encontra-se mais uma escultura, que se chama “Es Ones”, ou seja, ondas gigantes de aço de Andreu Alfaro.
É uma estrutura tubular projetada pelo escultor valenciano de sete arcos de aço grandes, a maior é de 42 metros de altura e pesa 15 toneladas, com o intuito de imitarem as formas e movimento das ondas.

A cabeça de Barcelona de Liechtenstein

Também encontramos “a cabeça de Barcelona” de Roy Liechtenstein, que, por certo, é uma das poucas representações de Pop Art que há na cidade.
A escultura está situada no Paseo Colón, por conseguinte ao pé do edifício dos Correos y Telégrafos.

Escultura em la playa de Horn

Na praia da Barceloneta encontramos em plena praia uma escultura, que similarmente “Escultura em la playa” de Rebecca Horn, inaugurada em 1992.

Desse modo, é uma construção de aço e vidro cubos empilhados de forma irregular, e emite luz de dentro.

Escultura na Barceloneta

Ainda na Barceloneta encontramos mais uma escultura, mas no “calçadão”, esta escultura que parece uma lata dobrada.

Peix de Gehry

Em seguida, vimos, ainda longe, a escultura mais conhecida de Barcelona, “Peix (Fish)” de Frank Gehry.

Posteriormente, na Vila Olímpica encontramos mais algumas.

David y Goliat de Llena

Vimos a escultura “David y Goliat”, Obra de Antoni Llena, inaugurada no ano de 92, pois, foi colocada para a realização dos Jogos Olímpicos de Barcelona.

Visto que se trata de uma escultura de aço contemporânea que simboliza o renascimento de uma área muito degradada da cidade, que era o bairro Somorrostro, para se tornar a Vila Olímpica atual.

Marc em Barcelona de Llimós

Vimos também a escultura “Marc em Barcelona”, que, similarmente, fica localizada mesmo ao lado da escultura “David y Goliat”.  É uma obra de Robert Llimós dedicada a seu filho Marc, que, todavia, faleceu num acidente.

Esta encontra-se também na vila olímpica mais outra escultura, que parecem cadeiras empilhadas, mas não descobri o seu nome ou quem a fez.

Rota das esculturas de Barcelona

No parque da estação do Norte encontramos mais uma escultura, que similarmente à anterior, também não descobrimos o seu nome.

Mamute

No Parc de la Ciutadella encontramos mais uma escultura, que não é só de um mamute, mas é também em tamanho real.

Homenagem a Picasso de Tàpies

Nas proximidades do Parc de la Ciutadella encontramos mais uma escultura, que se trata de uma escultura de Antoni Tàpies que se chama “Homenagem a Picasso”, portanto, a segunda de Tàpies que encontramos.

Mulher Passasó de Miró

Por fim, a escultura “mulher passaró” de joan Miró no Parc Miró, que por conseguinte é a segunda de Miró que encontramos pela cidade.

Mulher Pássaro

Escultura do Dragão de Nagel

A escultura do Dragão é uma escultura feita de chapas de aço, que abriu em 1987 e por isso é um símbolo do Parque Industrial de Espanha.

“O dragão” foi feito pelo escultor Andres Nagel e localizado neste lugar pelos arquitetos Luis Peña Ganchegui e Rius Francesc, conforme foram os designers deste novo espaço público para a cidade.

Contudo, trata-se de uma escultura lúdica, que permite que as crianças brinquem as rampas, restaurado em 2001.

Por conseguinte, o Parque Industrial de Espanha fica localizado junto a estação de Sants.

Dragão

Caballo de Botero

E por fim a escultura do Cavalo de Fernando Botero no aeroporto de el plat.

Caballo

Em resumo, Barcelona é uma cidade de arte, arte esta que se encontra espalhada por toda a cidade.

Pois, mesmo sem ser planeado encontramos várias esculturas, as únicas que planeamos ver foi “Fish” de Frank Gehry e a “mulher passaró” de Joan Miró.

Por isso, aproveite a rota das esculturas de Barcelona

Por fim, se gostou deste artigo, veja também: Roteiro Barcelona.

Prepare a sua viagem

Prepare a sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Não paga mais nada por isso e ajuda o blog a continuar produzir conteúdo.

Contém links afiliados que só recomendamos porque utilizamos os serviços e confiamos.

Não enviamos SPAM!

Follow Lu:
Sou Geógrafa e vivo em Lisboa. Viajar é uma Paixão, adoro conhecer locais novos, a sua gastronomia, as suas gentes e a sua cultura. Gosto de tudo relacionado com viagens, adoro planear as minhas viagens.
Latest posts from

3 Responses

1. […] Rota das Esculturas […]

2. Lou

Olá Maria João,

Barcelona é linda, adorei a cidade.
    Eu não fui com crianças, mas considero uma cidade adquada para crianças.
    E se ele quer assim tanto ir a Barcelona deve quer ver algumas coisas. Talvez seja interresante para eleo Camp Nou do Barcelona FC, o Park Guel e a praia de Barconeleta.
    Pode também optar pelo autocarro turistico, consegue visitar os principais pontos da cidade sem ser muito cansativo para ele 😉
    Considero a Sagrada Familia um ponto principal da cidade, mas não deve de ser muito interessante para ele, de qualquer forma passa por ela no autocarro turistico.
    Eu quando estive em Barcelona fiquei hospedada no Hostal Baler, tenho um post sobre alojamento em Barcelona que te pode ajudar: http://asminhasviagensepasseios.blogspot.pt/2012/09/alojamento-em-barcelona_30.html

Boa viagem, qualquer coisa mais que te possa ajudar sobre a viagem é só dizeres 🙂

3. Maria João

Olá,

Em Março, vou realizar o sonho do meu tesouro e vamos passar uns dias a Barcelona, não sei se vai ser aquilo que espera, pois tem 8 anos e não sei se não se vai decepcionar, vamos ver.

Aquilo que ainda não decidimos foi onde ficar, alguma sugestão?