Preparação de viagem a Londres

Como ir

A forma mais pratica é ir de avião, existem 4 aeroportos em Londres: Heathrow (o mais próximo fora, com ligação de metro), Gatwick, Luton, Stansted e London City (mesmo na cidade). E vários voos directos dos aeroportos portugueses.

O Aroporto de Heathrow fica a oeste de Londres e tem metro (linha Picadilly), comboio (Heathrow Express e  Heathrow Connect) até a estação de estação Paddington. Há viagens directas de Portugal para este aeroporto, de Lisboa pela Tap, British Airways, e de Faro pela British Airways.

Gatwick é o segundo maior aeroporto de Londres, e fica localizado a sul de Londres, tem ligação ferroviaria pelo Gatwick Express até a estação de Victoria. Há vários voos directos de Portugal para este aeroporto, de Lisboa pela TAP, Monarch e Easyjet, do Porto pela TAP e pela British Airways. Faro pela Monarch, Jet2, Norwegian, British Airways e do Funchal pela Monarch.

O aeroporto de Luton fica a nordoeste de Londres, e tem ligação ferroviaria pela First Capital Connect até a estação King’s Cross, e vários autocarros até ao centro. Tem voos directos de Lisboa pela Easyjet, do Porto pela Easyjet, pela Monarch, de Faro pela Easyjet.

O aeroporto de Stansted, fica a nordeste de londres e tem ligação ferroviaria pelo Stansted Express leva à estação Liverpool Street, e existem diversos autocarros que levam até a cidade. Há voos diretos de Lisboa pela Ryanair, do Porto pela Ryanair, de Faro pela Ryanair e Jet2.

London City, fica na ciadade, em Canary Wharf, e tem ligação ao metro. Há voos directos de Lisboa pela TAP (nova rota) e pela British Airways de Faro

A viagem dura certa de 2H50, e devido as low cost consegue-se voos por muitos bons preços.

Se tiver em Paris, ou em Bruxelas pode apanhar o comboio e seguir pelo Eurotunel até a estação de King’s Cross -St. Pancras.

Nós optamos pela Ryanair, até ao Aeroporto de Stansted.

Duração da viagem

Eu diria que a duração da viagem seria de pelo menos uma semana, pois Londres tem tanto para ver que é impossível ver tudo o que se gostaria em menos tempo. No entanto, nem sempre temos esse tempo disponível e queremos conhecer a cidade na mesma, então temos de optar e ver apenas o que mais desejamos, e guardar o “resto” para uma próxima visita.

Foi o que resolvi fazer, pois há muito que queria conhecer a cidade mas apenas tinha 4 dias, 3 noites disponíveis. E guardei o “resto” para uma próxima viagem, de qualquer forma, pelo tempo disponível acho que aproveitei bem a viagem.

Informações práticas

A hora é a mesma que em Portugal Continente.

As Tomadas são diferente, pelo que é necessário adaptador, podem comprar cá e levar, ou comprar lá, vendem-se em vários locais turísticos, incluindo os próprios hotéis. Muitas das tomadas tem um interruptor, se tiver desligado, a tomada não irá fornecer energia.

A moeda é a Libra, não se esqueça de verificar onde é melhor trocar, onde o cambio é melhor, pois pode influenciar o preço da sua viagem, veja se mais vale levantar libras em Portugal no seu banco ou em Londres.

Eu levantei algum dinheiro nas caixas de multibanco no aeroporto em Londres e arrependi-me, numa próxima levo de cá, não queria sair do aeroporto sem dinheiro. O restante paguei directamente com cartão de debito, e foi mais barato.

Guia

Como sabem adoro um guia em papel, uso mais para ler no local sobre os monumentos. No entanto, antes de ir de viagem leio muitos blogs e organizo a viagem a partir daí.

O guia escolhido, já estava cá em casa há algum tempo à espera de ser usado, é o CityPack Londres da Porto editora

Se não gostam de guias em papel, hoje em dia existem diversas aplicações que podem ser instaladas e utilizadas como a informação dos guias.

Filmes

Não há nada melhor para se ambientar na cidade do que ver um bom filme que se passe nela.

Em Londres foram rodados tantos filmes que fica difícil de escolher, vou dar algumas indicações de filmes de que gosto.

Notting Hill / Um Lugar Chamado Notting Hill (1999)

Com Julia Roberts e Hugh Grants com Protagonistas deste conhecido filme.

A livraria que serviu como inspiração para o filme fica em Notting Hill, número 13-15.

Love Actually / O Amor acontece/ Simplesmente Amor (2003)

Quem não se lembra deste filme? Que por acaso agora tem uma sequela que esta quase a sair.

Com o Colin Firth, Hugh Grant, Keira Knightley, Rodrigo Santoro e claro a Lúcia Moniz, entre muitos outros nomes.

O Diário de Bridget Jones (2001)

O filme e as sequelas são uns dos mais conhecidos passados em Londres.

Com Renée Zellweger, Colin Firth, Hugh Grant. Que recentemente teve outra sequela.

Junto ao Borough Market, fica a casa de Bridge, em cima do pub The Globe. É também uma atração turística para os fãs do filme em Londres.

Harry Potter (2001-2011)

O que se pode dizer do Harry Potter, se não que adoro 🙂

Filmes baseados dos livros de J.K. Rowling, que começaram a ser escritos no Porto, Portugal.

Com Daniel Radcliffe, Rupert Grint e a Emma Watson.

A famosa Plataforma 9 ¾, de onde saía o expresso Hogwarts, fica na Estação de King’s Cross.

Os estúdios da Warner Bros onde foi gravado, com vários cenários do filme encontram-se nos arredores de Londres, em Studio Tour Drive, Leavesden, Hertfordshire WD25 7LR. Infelizmente ainda não é desta vez mas adorava ir, sou super fã do Harry Potter.

Sherlock Holmes (2009)

Filme sobre o dective mais famoso do mundo.

Com  Robert Downey Jr., Jude Law e  Rachel McAdams

The King’s Speech / O Discurso do Rei (2010)

Filme sobre o Rei Jorge VI, pai da Rainha Elizabeth II.

Com Colin Firth, Geoffrey Rush e Helena Bonham Carter.

Outros filmes:

Closer/Perto Demais (2004)

Match Point (2005)

007 Skyfall (2012)

 

Séries

The Crown

Esta nova série é passada em Londres, e mesmo que não tencione ir a Londres brevemente, recomendo ver a série que é fantástica.

Sobre a vida da Rainha Elizabeth II.

Sherlock

Uma das séries do detective mais famoso do mundo, Sherlock Holmes, criado pelo Sir Arthur Conan Doyle.

Com  Benedict Cumberbatch e Martin Freeman.

Deixar uma resposta