Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais de Alcobaça

Nos últimos anos, no 3º fim de semana de Novembro há a Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais em Alcobaça, e a deste ano é já neste fim de semana.

Eu já lá fui a algumas Mostras, algumas gratuitas e outras pagas, umas numas alas do Mosteiros, outras em outras alas.

2013-11-15-21-15-40

 

Desde do ano passado que há uma novidade o Video Mapping. No ano passado foi projectado na parte exterior do Mosteiro, este ano é projectado no interior do Mosteiro de Alcobaça, num espectáculo de 360º criado pela a empresa OCUBO. Este espectáculo ocorre entre as 19 e as 23h, a cada hora e meia hora e tem a duração de 10 minutos, e a entrada é gratuita.

 

A Mostra de Doces Conventuais decorre no Mosteiro de Alcobaça, entre 17 a 20 de Novembro de 2016, a entrada custa 1€ por 1 dia ou 2,5€ por 4 dias, crianças com menos de 12 anos não pagam entrada.  No sábado o horário é das 10h30 às 23h, e no domingo das 10h30 às 20h.

Nesta mostra apresentam-se Doces Conventuais tanto pastelarias de Alcobaça, como a famosa pastelaria Alcôa, como pastelarias de vários pontos do país e algumas internacionais.

Para além dos doces, também há ginginha de Alcobaça, vários licores nacionais e internacionais, cervejas conventuais Belgas, chocolates belgas e doces e compotas feitas pelas irmãs.

Como é uma mostra de doces conventuais não podiam faltar as ordem religiosas, de Cister, de Santa Clara, de São Bento e da Virgem Maria do Monte Carmelo.

dsc02310

Todos os anos há concursos para se escolher o Melhor Doce, o Melhor Licor e a Melhor Compota.

Este ano os prémios foram:

Melhor Licor Conventual: Ginjinha de Alcobaça dos Licores  A. Gerardo, Lda. (Alcobaça)

Melhor Compota Coventual: Compota de Ameixa com Chocolate Preto das Monjas Cistercienses de Rio Caldo (Terras do Bouro)

Melhor Doce Conventual: Torrão Real da Pastelaria Alcôa (Alcobaça)

 

 

Não deixe de provar as famosas Cornucópias ou Pão-de-Ló de Alfeizerão.

Mais informações aqui e aqui.

2 thoughts on “Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais de Alcobaça

Deixar uma resposta