Mosteiro de Alcobaça

Mosteiro de Alcobaça foi construído pelos Monges de Cister em 1178, e surpreendentemente conjuga os estilos Gótico, Manuelino e Barroco.

Visita ao Mosteiro de Alcobaça

Por conseguinte, iniciamos a visita ao Mosteiro de Alcobaça pela parte gratuita, que corresponde à área da Igreja, onde se encontram os túmulos de Pedro e Inês.

Igreja

Na porta principal entramos diretamente na Igreja, bastante simples, mas grande e com um bom pé-direito e com linhas elegantes.

Igreja do Mosteiro de Alcobaça

A nave encontra-se dividida em três, a central e as laterais, a luz natural entra pela grande rosácea.

Túmulo de D. Pedro

Aqui encontram-se os famosos túmulos de Dona Pedro e de D. Inês de Castro, que estão voltados um para o outro. Surpreendentemente os túmulos pertencem a uma das maiores esculturas tumulares da Idade Média.

A história de Dom Pedro I e Dona Inês de Castro é uma história amor triste, que se passou em Coimbra, principalmente na Quinta das Lágrimas.

Túmulo de D. Inês

Dona Inês de Castro foi manda assassinar pelo pai do Dom Pedro I, que quando foi rei mandou construir os túmulos para ser enterrado o seu grande amor Dona Inês, assassinada pelo pai do D. Pedro.

Mais sobre a Lenda de D.Pedro e D.Inês de Castro aqui.

Numa das capelas junto a Igreja também se encontram os túmulos reis, Dom Afonso II e de Dom Afonso III. O Mosteiro de Alcobaça foi o segundo panteão da monarquia, após Coimbra.

Sala dos Reis

Atualmente existem alguns pequenos “Panteões” em Portugal, para além do Mosteiro de Alcobaça e da Igreja de Santa Cruz, em Coimbra, ainda há o Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa e o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha, no entanto o principal é na Igreja de Santa Engrácia em Lisboa.

Claustros

Daqui seguimos para a parte paga do Mosteiro, que começava pela Capela Senhora do Desterro, que ficava logo a esquerda quando entravamos na porta principal.

Claustro de D. Dinis

Contudo, atualmente a entrada é efetuada pela parte exterior do mosteiro, na ponta do lado esquerdo do mosteiro, pelo Claustro da Hospedaria.

Passamos Salas das Conclusões e pela Sala dos Reis, onde se encontram diversas estátuas de Reis de Portugal.

Em seguida fomos em direção ao belo Claustro de Dom Dinis, o único claustro medieval do Mosteiro de Alcobaça, construído no reinado de Dom Dinis.

No centro do Claustro encontrava-se uma peça de arte contemporânea, visto que quando fomos decorria uma exposição de arte contemporânea em algumas das salas do Mosteiro da artista Cristina Rodrigues.

Exposição temporária
Uma das peças da exposição

Mostras de doces conventuais

Costumamos ir com frequência as mostras de doces conventuais em Alcobaça, por isso algumas das salas que passamos na visita já as conhecíamos muito bem das idas as mostras.

No entanto, geralmente vamos às mostras de noite ou ao fim do pela, pelo que a luz no interior do mosteiro é diferente.

Neste artigo Mostras de Doces Conventuais de Alcobaça contamos como são as Mostras.

Seguimos a visita pela parte interior dos Claustros (achei que eram mais bonitos de dia do que de noite).

Mosteiro de Alcobaça

Continuamos em direção ao Claustro da Hospedaria, onde se encontram diversas estátuas, do mesmo modo como em outras salas do Mosteiro.

Na parte 1º andar do Mosteiro encontra-se o dormitório, geralmente está vazio, mas desta vez estava cheio de peças de arte contemporânea.

dormitório do Mosteiro de Alcobaça
Dormitório

Do Dormitório consegue-se ver o Claustro do Cardeal, onde não há acesso a partir da visita habitual ao Mosteiro, mas onde já estive numa Mostra de Doces Conventuais de alguns anos.

Claustro do Cardeal

Continuando no 1.º andar conseguimos ter acesso à parte alta do Claustro de Dom Dinis, com efeito, pode-se ver o Claustro na totalidade e parte da fachada principal do Mosteiro.

Do primeiro andar do Mosteiro ainda conseguimos vislumbrar as ruínas do Castelo de Alcobaça, não sei se sabiam da existência de um castelo em Alcobaça.

Vista para as Ruínas do Castelo de Alcobaça
Ruínas do Castelo de Alcobaça

Cozinha do Mosteiro de Alcobaça

Por fim chegamos a cozinha do Mosteiro, umas das partes mais impressionantes do Mosteiro.

Mosteiro de Alcobaça
Uma das escadarias onde descemos

As dimensões das lareiras e das chaminés são realmente impressionantes.

cozinha do Mosteiro de Alcobaça
Cozinha

Os monges tinha água “canalizada” nas cozinhas através de um desvio do rio Alcoa.

alcobaça
“água canalizada”

De um dos lados da Cozinha encontra-se o Refeitório, um dos locais que surpreendentemente, hoje em dia, alberga a Mostra de Doces Conventuais.

Refeitório do Mosteiro de Alcobaça
Refeitório

Do outro lado encontra-se a sala dos Monges, onde seguimentos em direção ao Claustro D. Dinis onde encontramos este belíssimo Lavabo.

Claustro D. Dinis
Lavabo Claustro D. Dinis

E assim terminamos a visita ao Mosteiro de Alcobaça, no entanto, existem ainda outras salas no Mosteiro que não estão disponíveis para visita regular.

Já tive a oportunidade de conhecer algumas através da Mostra de Doces Conventuais, como num espetáculo de fado no Mosteiro.

Mais informações

A entrada para os Claustros, cozinha e dormitórios custa 6€, mas a entrada na Igreja, onde estão os túmulos de Dom Pedro I e Dona Inês de Castro é gratuito.

Se quiser conhecer o Museu da Batalha e o Convento de Cristo, em Tomar em Conjunto com o Mosteiro de Alcobaça, pode comprar o Bilhete Património Mundial, que custa 15 €, mas é válido por 1 ano.

Aos domingos e feriados a entrada é gratuita para todos os cidadãos residentes em território nacional, por isso se for o seu caso aproveite.

As crianças até aos 12 anos a entrada é gratuita, e há descontos de 50% para maiores de 65 anos e com cartão jovem, e para famílias (2 adultos e 2 crianças) com desconto de 50%.

Mais informações aqui.

Prepare a sua viagem

Prepare a sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Não paga mais nada por isso e ajuda o blog a continuar produzir conteúdo.

Contém links afiliados que só recomendamos porque utilizamos os serviços e confiamos.

Não enviamos SPAM!

Follow Lu:
Sou Geógrafa e vivo em Lisboa. Viajar é uma Paixão, adoro conhecer locais novos, a sua gastronomia, as suas gentes e a sua cultura. Gosto de tudo relacionado com viagens, adoro planear as minhas viagens.