Ilha de São Miguel – Açores – Caldeira Velha

 

Do Moinho do Pico Vermelho seguimos até ao Vulcão do Fogo, onde visitamos a Caldeira Velha.

A Caldeira fica localizada logo ao inicio da subida para o Miradouro da Lagoa do Fogo, logo após a Ribeira Grande.
No dia anterior, tínhamos passado pela caldeira mas não entramos, neste dia estava decidido que a visitaríamos.
A entrada custa 2€, e inclui um belo jardim/floresta e uma zona de banhos quentes.

O estacionamento encontra-se no outro lado da estrada, junto a entrada da Caldeira, onde se encontra a bilheteira. É um pouco pequeno e enche com alguma facilidade.

A primeira parte da visita compreende a zona florestal, no final dessa zona finalmente encontramos a Caldeira Velha.

Inclui 2 poças onde é possivel tomar banho, uma com uma cascata onde a água é menos quente, que no Inverno fica vazia mas no Verão enche. E uma outra poça de água bastante quente, que está sempre cheia de gente.

Não dispõe de zona de balneários, apenas uma cabines em madeira para troca de roupa junto a poça com a cascatas, e também não dispõe de cacifos ou toalhas.
Os bens são guardados em cestas de plástico (que se encontram no centro de interpretação ali ao lado), e são colocados em pequenos armários feitos de cana.

Como era Inverno, a passagem das cabines de troca de roupa e a poça de água de água mais quente era feita através de uma pequena descida em terra batida e pedras, que se encontrava molhada, pelo que achamos melhor não experimentar os banhos ali, por uma questão de segurança.
Se fosse outra altura do ano provavelmente experimentávamos, mas com as condições apresentadas preferimos não experimentar, no entanto haviam várias pessoas na poça de água mais quente.

Poça: Poça é um nome dado pelos Açorianos as pequenas piscinas de água quente e termal.

Para além destas duas poças há ainda uma terceira poça, onde não são permitidos banho por água se encontrar em ponto de ebulição.

Dica: Se pretender tomar banho numas das poças existentes na ilha de São Miguel, traga roupa de banho velha, pois as águas contém ferro e a cor da roupa pode mudar.

Na Caldeira Velha há também um Centro de Interpretação e uma loja, onde pode perceber melhor a formação da Ilha, ou comprar uma recordação.

Mesmo que não pretenda tomar banho na Caldeira Velha, vale a pena a visita só para conhecer o local.

3 Responses

Deixar uma resposta