Guimarães – Centro histórico

Vamos descobrir o Centro Histórico de Guimarães, explorar os tesouros culturais e históricos da cidade, conhecida como o “Berço da Nação”, por considerado o local onde nasceu Portugal.

A cidade de Guimarães, no norte de Portugal e é rica em património cultural, arquitetónico e histórico, bem como foi declarada Património Mundial pela UNESCO em 2001.

Neste artigo, vamos explorar o nosso roteiro pelo centro histórico da cidade, assim como a história e a cultura

Guimarães

Por isso, vamos examinar a arquitetura e as estruturas históricas que ainda são preservadas na cidade. Além disso, vamos destacar as principais atrações turísticas da cidade, como o Castelo de Guimarães, a Igreja de São Francisco e a Praça de Santiago, entre outras.

Por isso, se pensa visitar Guimarães, este artigo irá fornecer uma visão do local, seus pontos turísticos e sua rica história, para que você possa desfrutar ao máximo a sua visita à cidade.

Visita ao Centro histórico de Guimarães

Quando chegamos a Guimarães, optamos por estacionar o carro no parque coberto do centro comercial e fomos almoçar, pois estávamos esfomeados, escolhemos comer uma francesinha.

A seguir fomos a descoberta da cidade, mas tinha pouco coisa programada, apenas sabia que queria ver de certeza o centro histórico e o castelo de Guimarães.

Largo da República do Brasil e Igreja de São Gualter

Todavia, acabamos por ver mais do que isso, e ficou a vontade de conhecer mais a cidade e do que ela tem para oferecer.

Jardim do Largo da República do Brasil

Começamos pelo Jardim do Largo da República do Brasil, porque era onde ficava o centro comercial onde estacionamos. Daqui vê-se a Igreja de São Gualter/Igreja da nossa Senhora da Consolação ao fundo, bem como no alto do monte vê-se o Santuário da Penha.

Santuário da Penha

Não tivemos tempo para visitar o Santuário da Penha ou andar no teleférico, por isso teremos de regressar para visitar.

Contudo, se quiser viistar o Santuário, próximo à Igreja de São Gualter encontra-se o teleférico que leva ao Santuário da Penha.

Largo da Oliveira

Sem saber por onde ir, entramos no emaranhado de ruas e logo depois estávamos na zona mais central de Guimarães, o Largo da Oliveira e Praça de São Tiago.

Padrão do Salado

No Largo da Oliveira fica localizado um dos símbolos da cidade, o belíssimo Padrão do Salado, monumento que comemora a vitória na batalha do Salado.

Guimarães

No Largo da Oliveira passa-se abaixo das arcadas do belo edifício dos antigos Paços de Concelho, bem como se passa para a Praça de São Tiago.

Antigos Paços do Concelho

Na Praça de São Tiago e no Largo da Oliveira existem muitas explanadas, onde dá para apanhar um pouco de sol e descansar um pouco.

Guimarães

Procurei o posto turístico, mas foi um pouco difícil de achar, entrei primeiro no departamento turístico da Câmara, e lá disseram-me mais ao menos onde ficava o Posto de turismo.

No posto turístico pedi um mapa que era gratuito, não só achei o mapa ótimo, como muito bem apresentável. Na foto abaixo um dos versos do mapa, que oferecido pelo posto de turismo, que fica no ponto azul no centro do mapa.

mapa de Guimarães

Seguimos pelas ruas, mas agora, já sabíamos onde andávamos.

Câmara municipal de Guimarães

Passamos pela Câmara municipal de Guimarães, bem como por uma zona aonde parte das muralhas da cidade ainda estão de pé.

Nota:
Depois continuamos para o Castelo e para os Paços dos Duques, mas numa tentativa de unir tudo relativo ao centro histórico, irei continuar a relatar o trajeto após sairmos do Paço dos Duques.
Por isso, podem de fazer a vista ao centro histórico toda seguida ou intercalada, como eu fiz.

Largo Martins Sarmento

Após a vista aos Paço dos Duques descemos pelo Largo Martins Sarmento.

Largo do Carmo

Passando num dos espaços verdes da cidade: Largo do Carmo.

Largo das laranjeiras

Seguimos pela rua das Trinas e passamos pelo curioso Largo das laranjeiras.

Continuamos a descer pela rua de Gil Vicente.

Guimarães welcome center

Passamos também pelo Guimarães welcome center e a plataforma das artes criativas (criadas para Guimarães 2012), mas não entramos.

O espaço era o antigo local do mercado municipal, mas para ser sincera pensei que ainda fosse, só quando escrevi o este artigo é que me apercebi do que era.

Museu Arqueológico da Sociedade Martins Sarmento

Continuamos pela rua Paio Galvão, onde passamos pelo Museu Arqueológico da Sociedade Martins Sarmento.

Museu Arqueológico da Sociedade Martins Sarmento é dedicado à preservação e exibição de artefactos arqueológicos e históricos da região de Guimarães e arredores.

O bilhete da Citânia de Briteiros dá acesso a este museu, mas no dia que fomos estava encerrado.

Largo do Toural

E por fim chegamos ao Largo do Toural, que tínhamos passado de carro quando chegamos..

É uma grande praça e a mais importante de Guimarães.

Igreja de São Pedro

No Largo do Toural encontra-se a Igreja de São Pedro.

Acesso a uma parte mais baixa da cidade, pela Rua de Camões.

Aqui nasceu Portugal

E finalmente encontramos a famosa frase: “Aqui nasceu Portugal”.

Já na Alameda de São Domingos.

Igreja de São Francisco

Passamos pela Igreja de São Francisco e complexo, onde há mais um espaço verde da cidade.
Gostei de ver que a cidade de Guimarães tem bastantes espaços verdes.

Por fim, gostei muito do centro histórico de Guimarães.

Não tínhamos a certeza se conseguíamos visitar Guimarães, nem sequer passamos lá a noite, mas adorei conhecer a cidade.
Fiquei com pena de não ter ficado lá uma noite e poder visitar mais alguns lugares, ou só ficar a sentido o movimento da cidade, mas ficará para uma próxima.

Não se esqueçam: na dúvida visitem Guimarães, vale muito a pena!

Mapa do nosso passeio em Guimarães