São Bento da Porta Aberta e Vila do Gerês

São Bento da Porta Aberta é um santuário localizado na Terras de Bouro, dedicado a São Bento, e é um dos locais de peregrinação mais populares de Portugal.

O santuário é conhecido por suas romarias, especialmente durante a Festa de São Bento, que ocorre em julho.

São Bento da Porta Aberta

O nosso dia começou com a belíssima vista do nosso hotel São Bento da Porta Aberta. Nessa manhã o rio caldo estava coberto com uma lindíssima neblina.

Após ao ótimo pequeno-almoço no hotel, visitamos o Santuário de São Bento da Porta Aberta, que ficava mesmo em frente ao nosso hotel.

Vimos o Santo na parte de trás do altar, onde há uma entrada exterior, de onde vimos durante a missa, sem problema.

São Bento da Porta Aberta

Junto ao Santuário encontra-se uma área de piquenique.

Vila do Gerês

A Vila do Gerês é conhecida por sua beleza natural, pois se situa no coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, a única área protegida em Portugal classificada como Parque Nacional.

A vila do Gerês é um destino popular para quem busca tranquilidade e contacto com a natureza, pois tem diversas opções de atividades ao ar livre, como caminhadas, passeios de bicicleta, canoagem, bem como é conhecida pelas águas termais.

Na vila do Gerês, os visitantes também podem encontrar diversos restaurantes, lojas de artesanato e hotéis, bem como residenciais.

Vila do Gerês

De São Bento da Porta aberta seguimos de carro até a vila do Gerês.

São Bento da Porta Aberta

Na vila, estacionamos junto ao Posto de Turismo, no qual fomos buscar um mapa do Gerês, que é gratuito e dá muito jeito.

Começamos a subir.

Logo ao início encontramos um parque de piquenique.

Durante toda a subida só víamos e ouvíamos água a escorrer por todos os lados.

Rio Homem

Acreditamos que durante o verão muitos desses riachos nem existam, pois muitos dos que encontramos nem identificados estavam.

A Fronteira

Cascata da Portela do Homem

Estivemos junto a Cascata da Portela do Homem, contudo não a encontramos.
Estivemos junto a fronteira, vimos carros estacionados, mas não haviam indicações e não sabíamos por onde ir.
Se a alguém já lá esteve e quiser explicar como se chega a Cascata, por favor indiquem nos comentários, que agradeço.

São Bento da Porta Aberta

Encontramos marcos milenares, que indicam a via romana (Geira), que liga as antigas cidades romanas de “Bracara Augusta” a “Asturica Augusta”.

Voltamos a descer a serra até a vila do Gerês.

Na descida encontramos diversas cascatas, riachos, miradouros.

Voltamos a vila do Gerês, onde almoçamos.

Veja também

Prepare a sua viagem

Prepare a sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Não paga mais nada por isso e ajuda o blog a continuar produzir conteúdo.

Contém links afiliados que só recomendamos porque utilizamos os serviços e confiamos.

Não enviamos SPAM!

Follow Lu:
Sou Geógrafa e vivo em Lisboa. Viajar é uma Paixão, adoro conhecer locais novos, a sua gastronomia, as suas gentes e a sua cultura. Gosto de tudo relacionado com viagens, adoro planear as minhas viagens.