Castelo de Leiria

posted in: Castelo, Castelos, Leiria, Oeste, Portugal | 0

A história do Castelo de Leiria

Trata-se de um Castelo medieval que sofreu inúmeras mudanças arquitectónicas ao longo dos anos, tendo características românicas e góticas

O Castelo de Leiria foi conquistado aos mouros por D. Afonso Henriques, que passado alguns anos voltou a pertencer aos muçulmanos, voltando finalmente para os Cristãos em 1142.

Em 1190, D. Sancho I resolve reedificá-lo, acrescentando a Torre de Menagem.

Entrada principal do Castelo de Leiria
Entrada principal do Castelo de Leiria

 

Pensa-se que a Igreja de Nossa Senhora da Pena e os Paços Episcopais tenham também sido construídos por ordem de D. Dinis. Este terá sido o rei que mais tempo passou em Leiria, juntamente com a sua esposa, a Rainha Santa Isabel. Graças a estes Reis nasceram muitas das histórias e das lendas que envolvem Leiria.

Aquando as invasões francesas, sofreu vários danos, ficando ao abandono. Mais tarde o arquitecto suíço, Ernesto Korrodi, realizou várias obras de recuperação.

Começando a descobrir
Começando a descobrir

 

A Descoberta

Logo que se passa a porta de entrada (Porta de Albacara), à esquerda encontra-se a bilheteira.  Com o bilhete e o folheto pode começar a explorar o Castelo.  Seguimos o caminho recomendado de acordo o panfleto, subindo à rampa.

O primeiro ponto de interesse é a Torre dos Sinos, mas naquela zona encontram-se várias partes, algumas em ruínas, mas que não deixam de ser bonitas, Igreja de Stª Maria da Pena, antiga Colegiada e celeiros medievais.

Igreja de Stª Maria da Pena
Igreja de Stª Maria da Pena

 

 

Nos Paços Novos ou do Castelo, pertencentes ao Palácio Real quatrocentista encontra-se a parte mais bem conservada do Castelo de Leiria. Aqui encontramos um espaço coberto, com varias janelas envidraçadas e da Alcáçova, uma das salas mais bonitas do Castelo de Leiria, consegue-se belas vistas sob a cidade de Leiria.

Vistas do Castelo
Vistas do Castelo

 

Seguimos pela a zona à direita do Castelo, onde se encontram mais algumas zonas em ruínas e onde é possível subir e andar um pouco pelas muralhas do Castelo.

De seguida visitamos a Torre de Menagem, onde se encontra-se um núcleo museológico, a entrada esta incluída no bilhete inicial. No entanto não achamos a exposição propriamente interessante.

Descemos pelo lado direito do castelo, onde se encontra uma algum espaço verde, e passamos pela Porta da Traição e as Cisternas do Castelo, daí chegamos novamente a porta principal do Castelo, terminando assim a visita.

O Castelo desde da cidade de Leiria

No final ou no inicio da visita não deixe de ver o Castelo desde cidade de Leiria.

Vista do Castelo desde da cidade
Vista do Castelo desde da cidade

 

Informações:

A entrada custou 2,10€, e não esta incluída nas atracções gratuitas aos domingos e feriados de manhã.
Fica localizado na cidade de Leiria, numa colina.
Para chegar ao Castelo pode ir de carro ou ir a pé desde da cidade.

Horário: Verão : 10h00 – 18h00 Inverno : 09h30 – 17h30

Pessoas com mobilidade condicionada ou crianças pequenas pode ser complicada a visita.

Deixar uma resposta