Castelo de São Jorge – Alternativa para subir

A forma clássica é ir de elétrico 28, e é muito andar de elétrico, admito, ainda mais a subir Alfama até ao Castelo de São Jorge.

Contudo, pode não ser o mais agradável, pois fica cheio de turistas, pelo que recomendo uma alternativa sem se cansar muito.

Tanto os elétricos, como as paragens estão cheias de gente, apesar de muitos turistas fazem o caminho de pé ou tuktuk.

No entanto, os elétricos, para além do problema de sobrelotação, tem também o problema dos roubos, pois é o local onde mais turistas são assaltados em Lisboa.

Por isso, a experiência pode-se tornar bastante má, pelo que recomendo descer de elétrico em vez de subir, ou optar por épocas baixas, ou optar por horas com menor fluxo de pessoas, como no início da manhã.

Alternativa para subir

Por isso, se quiserem subir em época alta, e a horas complicadas, mas sem subir tudo a pé, há um caminho alternativo e gratuito, maioritariamente utilizado pelos habitantes.

Pois, fizemos esse caminho num dia de agosto, que como sabem é uma época alta de turismo.

elevador da baixa

Como fazer

A meio da Rua Augusta há uma rua transversal, a Rua da Vitória, olhando para o arco da Rua Augusta seguimos para a esquerda.

No fim da rua há um edifício onde está escrito “Elevador do Castelo”, por isso, basta entrar e apanhar o elevador que nos leva ao primeiro nível.

Uma vez que tiver subido, é só virar à esquerda na Rua da Madalena e depois seguir pelo Largo do Chão do Loureiro até ao Pingo Doce

Parece complicado, mas basicamente é seguir as pessoas.

Posteriormente, no Pingo Doce tem outro elevador que leva até ao 2.º Nível, o elevador Baixa.

Neste nível há um bonito miradouro que terá uma vista muito similar as vistas do Miradouro do Castelo, mas grátis, neste miradouro também há um café/restaurante.

Castelo de São Jorge
Uma das Vistas do Miradouro

Se olharmos para cima desse miradouro vemos as muralhas do Castelo e o próprio miradouro.

Deste ponto estamos bem perto da entrada do Castelo de São Jorge. Basta seguirmos a Rua Costa do Castelo pela direita e logo encontraremos os Chapitô, que é uma escola de artes circenses.

Tenha cuidado a fazer o caminho, pois, por todo o lado, andam os Tuk Tuks.

chapito
Chapitô

Após passarmos o Chapitô, vira-se na primeira rua a direita, na Rua Bartolomeu de Gusmão, no fim dessa rua veem-se as muralhas e a porta de entrada do bairro do Castelo.

Castelo de São Jorge

Aqui encontramos a bela porta e a imagem de São Jorge protegida por vidro.

Castelo de São Jorge

Basta subir a rua e no fim da mesma encontra-se a bilheteira para entrar no Castelo de São Jorge. 

Pode-se circular pelo bairro gratuitamente, mas para entrar no Castelo a entrada é paga, para evitar filas, recomendo que adquira entrada sem fila online ou entrada sem fila com audioguia.

Se não quiser entrar no Castelo, não deixe de passear pelas ruas apertadas do bairro do Castelo.

Castelo de São Jorge

Nas ruas do Bairro do Castelo há cafés e restaurantes por todo o lado, e as ruas estão mais vazias que as das outras zonas.

Bairro do Castelo

Mapa:

Visita ao Castelo

Castelo

O castelo tem origem islâmica, construido no século XI, aproveitando a colina existente, como meio de defesa.

É possível ver as 11 torres, com destaque para a torre de Menagem, a torre do Haver, a torre do Paço, a torre da Cisterna e a torre de São Lourenço.

Também podemos ver uma cisterna e alguns vestígios de construções antigas.

Na muralha norte do castelo há uma pequena porta, chamada porta da traição, pois, permitia a entrada ou saída de mensageiros secretos.

Miradouro do Castelo

Do Castelo tem vistas excelentes da cidade de Lisboa.

Núcleo Museológico

Coleção dos objetos encontrados na área arqueológica, pertencentes à várias culturas e épocas, que vão desde século VII e XVIII, com destaque especial para o período islâmico.

Vestígios do Antigo Paço Real da Alcáçova

Os vestígios foram englobados no edifício onde estão o Núcleo Museológico, o Café do Castelo e, bem como o restaurante Casa do Leão.

Na zona do Jardim Romântico e nos terraços também é possível ver alguns elementos arquitetónicos que integravam a antiga residência real, destruído com o terramoto de Lisboa de 1755.

Câmara Obscura

A câmara escura permite observar a cidade de Lisboa em direto, com destaque aos monumentos e zonas mais conhecidas.

Podemos observar o rio Tejo e a azáfama da cidade em 360.º.

Está atração está incluída no bilhete, com a duração de 15 minutos, funciona por ordem de chegada, até 6 pessoas por sessão.

Informações Castelo de São Jorge

1 novembro a 28 fevereiro: 09h00 – 18h00
1 março a 31 outubro: 09h00 – 21h00
Câmara Obscura | Sujeito às condições meteorológicas 10h00 – 17h00

Mais informações sobre o Castelo de São Jorge aqui.

Veja também: Roteiro de 3 dias em Lisboa.

Prepare a sua viagem

Prepare a sua viagem utilizando os serviços dos parceiros abaixo. Não paga mais nada por isso e ajuda o blog a continuar produzir conteúdo.

Contém links afiliados que só recomendamos porque utilizamos os serviços e confiamos.



Não enviamos SPAM!

Follow Lu:
Sou Geógrafa e vivo em Lisboa. Viajar é uma Paixão, adoro conhecer locais novos, a sua gastronomia, as suas gentes e a sua cultura. Gosto de tudo relacionado com viagens, adoro planear as minhas viagens.
Latest posts from

  1. […] Dali continuamos a pé, regressando a Rua Augusta de onde ali próximo apanhamos o elevador até ao Castelo de São Jorge, todo o percurso de subida e descida é descrito no post: Alternativa para subir até ao Castelo de São Jorge em Lisboa. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Junte-se a mais de 1000 viajantes e receba a nossa newsletter no seu email com as novidades do blog.