Alternativa para subir até ao Castelo de São Jorge, em Lisboa

A forma clássica é ir de eléctrico 28, é super giro andar de eléctrico admito, ainda mais a subir Alfama até ao Castelo.

Mas infelizmente nem tudo são rosas, as paragens estão cheias de gente, os eléctricos ficam super-cheios (muitos turistas fazem o caminho de pé) e infelizmente é habitual haver roubos.

Por isso, a experiência pode-se tornar bastante má, pelo que recomendo descer de eléctrico em vez de subir, ou optar por épocas baixas ou optar por horas com menor fluxo de pessoas, como no inicio da manhã.

Se quiserem subir em época alta, e a horas complicadas mas sem subir tudo a pé há um caminho alternativo e gratuito, maioritariamente utilizado pelos habitantes.

Que fiz há exactamente hoje a um ano atrás.

DSC01950

Como fazer:

A meio da Rua Augusta há uma rua transversal, a Rua da Vitória, olhando para o arco da Rua Augusta devem seguir para a esquerda. No fim da rua há um edifício onde esta escrito “Elevador do Castelo”.

Dentro de esse edifício esta o elevador que nós leva ao primeiro nível. Quando chegar lá em cima deve de virar a esquerda na Rua da Madalena e depois seguir pelo Largo do Chão do Loureiro até ao Pingo Doce

Parece complicado mas basicamente é seguir as pessoas.

No Pingo Doce tem um outro elevador que leva até ao 2º Nível, o elevador Baixa.

DSC01939
Uma das Vistas do Miradouro

Neste nível há um bonito miradouro que terá uma vista muito similar as vistas do Miradouro do Castelo, mas grátis, neste miradouro também há um café/restaurante.

Se olharmos para cima desse miradouro vemos as muralhas do Castelo e o próprio miradouro.

Deste ponto estamos bem perto da entrada do Castelo de São Jorge. Basta seguirmos a Rua Costa do Castelo pela direita e logo encontraremos os Chapitô (escola de artes circenses).

Tenha cuidado a fazer o caminho, por todo o lado andam os Tuk Tuks.

DSC01951
Chapitô

Após passarmos o Chapitô, vira-se na primeira rua a direita, na Rua Bartolomeu de Gusmão, no fim dessa rua vêem-se as muralhas e a porta de entrada do bairro do Castelo.

Aqui encontramos a bela porta e a imagem de São Jorge protegida por vidro.

DSC01956

Basta subir a rua e no fim da mesma encontra-se a bilheteira para entrar no Castelo de São Jorge. Pode-se circular pelo bairro gratuitamente mas para entrar no Castelo a entrada é paga.

Se não quiser entrar no Castelo não deixe de passear pelas ruas apertadas do bairro do Castelo.

DSC01960

Nas ruas do Bairro do Castelo há cafés e restaurantes por todo o lado, e as ruas estão mais vazias que as das outras zonas.

DSC01962

 

Mapa:

Informações Castelo de São Jorge:

Preço: 8.5€

Horários:

1 Novembro a 28 Fevereiro: 09h00 – 18h00
1 Março a 31 Outubro: 09h00 – 21h00
Camera Obscura | Sujeito às condições meteorológicas 10h00 – 17h00

Mais informações sobre o Castelo de São Jorge aqui.

Deixar uma resposta